Home / Blog / Tecnologia / Quais as principais vantagens do 5G?

Quais as principais vantagens do 5G?

A próxima geração de internet já está disponível, pelo menos no exterior. O 5G, sucessor do 4G – e de todas as variações como 4G+ ou 4.5G – já está em funcionamento nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e em algumas regiões da Europa.

Os usuários brasileiros terão que esperar um pouco mais para ter acesso a essa novidade. Embora alguns testes já estejam sendo realizados por aqui, ainda não há uma definição legal de como será feita a concessão e a exploração dessa frequência. A expectativa é que as primeiras definições sejam discutidas somente em 2020, o que nos leva a crer que não teremos 5G no Brasil antes de 2021.

As principais vantagens da internet 5G

Como você pode imaginar, a internet 5G representará uma revolução em vários aspectos. Melhorias de velocidade, estabilidade e capacidade de transmissão de dados são alguns dos quesitos que podemos destacar. Porém, antes de ela se tornar uma realidade, será preciso que os dispositivos também se adaptem.

Hoje, nossos smartphones não são compatíveis com o 5G. Os primeiros modelos que contemplam também essa frequência foram lançados no primeiro semestre deste ano no exterior, mas ainda não são vendidos por aqui. Assim, teremos que esperar um pouco mais para ver de perto essas vantagens.

1. Maior velocidade

A cada nova geração, aumenta a velocidade de transmissão de dados. Porém, poucas vezes vimos um salto de qualidade tão significativo quanto será a mudança do 4G para o 5G. Testes iniciais mostraram que a velocidade pode ser até 100 vezes maior do que a do 4G.

Na prática isso significa a possibilidade de alcançar uma velocidade média de até 20 Gbps. Colocando isso em perspectiva, seria possível baixar um filme de 1 GB no celular em menos de 10 segundos. A experiência de baixar conteúdo nunca mais será a mesma.

2. Menor latência

Não é apenas a velocidade de download que aumentará consideravelmente, o mesmo ocorrerá com a velocidade de upload. Isso significa que o tempo de resposta entre o seu toque na tela e a ação efetiva também será reduzido de forma significativa. 

Trata-se do chamado “tempo de latência”. Atualmente, no 4G a latência média é de 10 milissegundos. No 5G, especula-se que ela poderá ser reduzida para 1 milissegundo. Essa característica será essencial para jogos online: os usuários se tornarão ainda mais ágeis durante as partidas.

3. Melhor aproveitamento de banda

Outro benefício que será trazido pela internet 5G é o melhor aproveitamento de banda. Em comparação com o 4G, será possível conectar até cem vezes mais dispositivos em um mesmo espaço de banda, mas reduzindo-se o consumo energético em até 90%.

Como é cada vez maior o número de dispositivos conectados à internet, as redes 5G deverão representar uma evolução significativa no que diz respeito à Internet da Coisas. Residências e automóveis conectados não serão mais motivo de sobrecarga, como pode ocorrer nas redes atuais.

Em teoria, uma rede 5G pode suportar até 1 milhão de conexões por quilômetro quadrado. Porém, para isso será preciso difundir uma grande infraestrutura, algo que já vem sendo implantado lá fora, mas que levará um certo tempo para se tornar realidade no Brasil.

4. Redução no consumo de bateria

Poucos se dão conta, mas as conexões instáveis são um dos grandes vilões do consumo de bateria dos smartphones. Sempre que uma rede oscila há uma tentativa de buscar um sinal mais estável e, para isso, os aparelhos precisam dispender energia.

De acordo com a Qualcomm, empresa responsável pela fabricação de alguns dos primeiros modens 5G, o consumo de bateria desses componentes foi drasticamente reduzido. Isso permitirá, por exemplo, celulares com baterias ainda mais finas, uma vez que a capacidade atual de energia poderá ser suficiente para mais tarefas.

***

Você e o seu celular merecem os melhores acessórios, você os encontra na MyMob. Encontre e unidade mais próxima a você.

Fonte(s): El País, Insider, BBC e Celular Direto