Home / Blog / Tecnologia / Qual é a velocidade de uma conexão 5G no celular?

Qual é a velocidade de uma conexão 5G no celular?

Enquanto no Brasil as empresas de telefonia se esforçam para consolidar o 4G, a internet 5G já é uma realidade em outras localidades. Em 2019, Estados Unidos e Coreia do Sul já têm as suas primeiras regiões com essa tecnologia ativa.

Por aqui, infelizmente, não há previsão de quando o 5G chegará. Isso porque para que as operadoras invistam nessa tecnologia é preciso que primeiro haja uma regulamentação por parte do governo. Os encontros para debater esse assunto já foram marcados, mas devem ocorrer somente em 2020.

Enquanto esse dia não chega, só nos resta admirar as possibilidades que o 5G será capaz de proporcionar. Você sabe exatamente de que tamanho é o salto tecnológico nesse caso?

Maior velocidade e mais estabilidade

A cada novo ciclo tecnológico a expectativa por parte da indústria é sempre a de proporcionar algum avanço significativo para os consumidores. Em se tratando do 5G, os dois fatores a serem observados em termos de evolução são velocidade de conexão e taxa da latência. Vamos compreender melhor o que isso significa.

Em se tratando de velocidade, temos um salto significativo. Enquanto as conexões 4G podem alcançar, teoricamente, até 100 Mb/s, as conexões 5G são capazes de transmitir até 10 Gb/s. Na prática, isso torna o 5G até cem vezes mais rápido do que o 4G.

Contudo, é importante ressaltar que essa é a taxa máxima de transferência. Em outras palavras, é bem provável que você nunca tenha visto algo assim no seu 4G (e nem verá) e também não veja algo assim no futuro 5G. Contudo, as especificações técnicas do 5G garantem uma velocidade mínima de download (100 Mb/s) e upload (50 Mb/s), índices que por si só já são melhores que o 4G atual.

Outro aspecto que merece destaque é a taxa de latência. A latência é o tempo que leva entre a ação de um toque na tela até a recepção da resposta pelo servidor. No 4G, a latência máxima é de 20 milissegundos, enquanto no 5G ela será de, no máximo, 4 milissegundos. Em aplicações mais simples, as comunicações poderão ser feitas com até 1 milissegundo de latência.

Maior capacidade por quilômetro quadrado

Uma das razões pelas quais as operadoras querem acelerar o processo de desenvolvimento e implantação das tecnologias 5G em diversos países é por conta da capacidade comunicativa que os novos dispositivos têm. A ideia é que essas redes suportem até um milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.

velocidade-de-uma-conexao-5g

Você pode perceber esses gargalos no 4G quando está em um show, em um estádio de futebol ou alguma outra localidade com grande aglomeração de pessoas. As redes 4G ficam congestionadas com muitas pessoas utilizando-as ao mesmo tempo. A ideia é que, com um número cada vez maior de dispositivos conectados à rede, seja necessário ampliar o suporte.

A implantação desse sistema é visto como essencial para o desenvolvimento da tecnologia em várias áreas. Uma delas está ligada ao setor automotivo. Os carros conectados já são uma realidade em diversos países. Os veículos contam com um chip próprio por meio do qual recebem e enviam dados, como condições do trânsito e localização.

A tecnologia 5G permite que se obtenha uma melhor recepção de sinal quando em movimento em velocidades de até 500 km/h. Isso deve melhorar a recepção de internet tanto nas estradas quanto em viagens de trem e metrô.

5G no Brasil? Só em 2022

Como já mencionamos, para que as operadoras possam implantar o 5G no Brasil antes de tudo é preciso que a Agência Nacional de Telecomunicações determine as suas regras de operação. Isso inclui as faixas de operação bem como os leilões para que se determinem os interessados em iniciar as obras de implantação.

velocidade-de-uma-conexao-5g-no-celular

Por aqui, a primeira reunião para discutir o tema será realizada somente em 2020. Por essa razão, mesmo os especialistas mais otimistas do setor, não acreditam que teremos o 5G no Brasil antes de 2022. Vale lembrar ainda que os smartphones que recebem o 5G precisam ser compatíveis com essa tecnologia e, atualmente, não há nenhum modelo com essas características sendo vendido por aqui.

*****

O Brasil pode estar atrasado com a implantação da tecnologia 5G, mas a My Mob está sempre na vanguarda da tecnologia atual: acesse nosso site, encontre a My Mob mais próxima e confira tudo dos smartphones e acessórios mais atuais para você.