Blog

Acessórios

Quais são os tipos de carregador de celular?

Por Atendimento

|

dia 25/11/2020

Compartilhar:

Se você pudesse mudar alguma coisa no carregador de celular que utiliza hoje em dia, o que seria? Para muitos usuários, o carregador que vem junto com o aparelho na hora da compra é suficiente. 

Porém, há muitas pessoas que querem alternativas para tornar o processo de recarga mais prático e rápido. Conhecer os tipos de carregadores de celular compatíveis com o seu aparelho é o primeiro passo para descobrir um mundo novo de oportunidades. Neste artigo, falaremos sobre alguns dos modelos mais interessantes disponíveis no mercado.

Escolhendo o melhor carregador

Independentemente do modelo de carregador escolhido, o primeiro passo é observar as especificações técnicas para compreender do que ele é capaz. Todo carregador de celular vem com uma inscrição que informa qual é a corrente suportada, em amperes (A ou mAh), e qual é a tensão, em volts (V).

Com relação à tensão é simples: a maioria dos modelos tem 5V. Porém, fique de olho na corrente. É recomendado que o carregador tenha ao menos 2A ou 2000 mAh de corrente. Abaixo disso significa que a energia será insuficiente para a recarga e, como resultado, o processo demorará muito mais. 

Há modelos com 3A e 4A no mercado, mas de nada adianta recorrer a eles se o seu smartphone também não for compatível com uma corrente mais alta.

Escolhendo o melhor cabo

Da mesma forma, de nada adianta ter um carregador rápido se o cabo USB que você utiliza não suporta correntes mais altas. Para complicar as coisas, nem sempre os cabos vêm com inscrições indicando as suas características e diferenciar um modelo de outro não é uma tarefa tão simples assim.

Nesse caso, opte por cabos de qualidade e que possuam certificações de segurança. Muitas pessoas preferem pagar barato em cabos de procedência duvidosa, mas se esquecem que com isso estão comprometendo o funcionamento do conjunto como um todo. Escolha apenas cabos homologados e certificados, sejam eles oficiais do fabricante ou autorizados.

Carregadores sem fio: como eles funcionam?

Você deve estar pensando: e no caso dos carregadores sem fio (wireless), devo me preocupar também com a qualidade do cabo? A resposta é “sim”. Todo carregador wireless precisa ser ligado à tomada da mesma forma. A diferença é que em vez do cabo USB ter contato direto com o celular ele tem contato com a base de recarga.

Cabe à base de recarga transferir para o celular a energia, mas nesse processo não é possível atingir (ainda) velocidades tão altas quanto à da recarga com fio. Portanto, tenha em mente que um “efeito colateral” da comodidade que os carregadores sem fio oferecem é o fato de que o processo de recarga se torna um pouco mais lento, mas nada que prejudique o desempenho do produto.

Fique de olho nas tecnologias de recarga

Ainda que carregador e cabo sejam os principais fatores dessa equação, ainda assim pode ser que você não consiga obter velocidade máxima de recarga em um smartphone sem que esteja utilizando apenas produtos oficiais ou homologados pelo fabricante.

Isso se deve ao fato de que as empresas utilizam tecnologias similares, mas que podem não ser compatíveis entre si. Por exemplo, a Qualcomm, fabricante de processadores, oferece a tecnologia Qualcomm Quick Charge em seus produtos. Já a Samsung trabalha com uma tecnologia chamada Adaptive Fast Charge e a Motorola tem a Turbo Charge. A Apple, por sua vez, apresenta a Fast Charger.

Na prática, todas elas proporcionam basicamente os mesmos resultados, mas como são tecnologias proprietárias, ou seja, com características específicas distintas, pode ser que o carregador de um não ofereça o máximo de benefícios no celular de outra marca. Por isso, fique de olho nas especificações técnicas e nas opções de compatibilidade antes de comprar o seu.

.....

Qual tipo de carregador de celular você prefere: os mais rápidos, com fio, ou os mais versáteis, wireless? Independentemente da sua escolha, você encontra todos eles na MyMob.

***
Compartilhar: