Blog

Curiosidades

Por que é importante atualizar o Android?

Por Atendimento

|

dia 18/02/2021

Compartilhar:

Impossível falar de atualização do Android sem ressaltar os motivos que fazem essa prática ser necessária para a vida útil e segurança do seu aparelho.

Quando seu celular fica muito tempo sem ser atualizado, os códigos de defesa e barreiras contra os inúmeros tipos de malware e vírus vão ficando defasados. Isso porque a meta de quem cria esses incômodos é exatamente encontrar falhas na segurança do seu aparelho e coletar o que chamamos de “dados sensíveis”.

O que são dados sensíveis e por que devo me preocupar?

Basicamente são todos os dados que dão acesso a informações sigilosas, como senhas de banco, senhas de cartão e até mesmo aos seus dados pessoais (RG, CPF, CNH, etc.). 

Com estes dados, hackers conseguem fazer operações que vão desde clonagem de cartão a casos mais sérios onde seus dados são utilizados em diversos lugares sem sua autorização prévia.

Inclusive vale ressaltar que há preocupantes casos em que números de WhatsApp são clonados a fim de persuadirem familiares e amigos para depositar quantias em dinheiro vivo, geralmente possibilitados devido a brechas encontradas em celulares infectados por vírus ou malwares. E, depois disso, dificilmente o celular estará seguro novamente para uso.

Atualização é também maior velocidade

Se mesmo depois de entender que seu celular pode estar à mercê de hackers por não estar em dia com as atualizações do Android, você ainda procurar motivos para deixar em dia as atualizações vitais, então te damos mais uma: velocidade.

Quando um dispositivo Android está em sua última versão de atualização, todos os apps também terão as condições para se atualizarem, deixando a “comunicação interna” do seu aparelho mais veloz e afiada. É como se você estivesse tirando a poeira dos softwares!

Portanto, quando perceber uma queda no desempenho do seu celular, por menor que seja, pode ser um sinal de que seu celular está precisando urgentemente de uma atualização.

Como atualizar o Android?

Manter seu aparelho atualizado é também de interesse da própria Google, empresa responsável pelo Android. Por isso, as formas de atualizar estão cada dia mais fáceis e automatizadas para que você se preocupe apenas em utilizar o aparelho de consciência tranquila.

Mas, antes de irmos ao passo a passo da atualização, confira algumas condições que você precisará verificar antes:

Há memória suficiente disponível no seu celular? 

Uma das maiores vantagens de aparelhos Android, é a capacidade de utilizar cartão SD para expandir a memória. Caso não tenha, vale dar aquela limpada em coisas que você já não utiliza mais até que tenha alguns gigas de memória livres.

O seu celular está carregado?

É altamente recomendado fazer todos os procedimentos a seguir com o celular carregando na tomada, já que se durante a atualização o celular desligar por falta de bateria, erros e bugs sérios podem acontecer;

Os backups estão em dia?

Backups regulares evitam a perda de dados, fotos e vídeos independente do motivo (como em caso de perda do aparelho). Sendo assim, mantê-los em dia é a forma mais segura de preservar os dados do seu celular.

O Wi-Fi está ligado?

Para evitar que o celular consuma seus dados de internet, lembre de desligar o 4G e permaneça apenas no sinal Wi-Fi.
Tendo estas condições checadas e feitas, vamos prosseguir com a atualização do seu Android.

  1. Abra o menu “Configurações”
  2. Vá até a seção “Sobre o telefone”
  3. Clique em “Atualização de Software”

Com isso, o celular irá mostrar qual versão de Android está instalada e se há alguma nova disponível. 

Ah, e a nossa dica é deixar a opção de “Baixar Atualização Automaticamente” ativada, assim nas próximas atualizações o próprio sistema irá identificar lançamentos de novas versões de Android e baixá-las, bastando apenas que você aceite as instalações.

Não consegui atualizar meu Android. E agora?

Essa situação pode acontecer por 2 motivos: primeiro por falta de espaço na memória do seu celular. Se for este o seu caso, a solução mais simples é desinstalar apps temporariamente apenas para atualizar o Android, e então reinstalar após o término da atualização.

O segundo caso é quando o modelo do celular não está sendo atualizado mais pelo fabricante. Isso ocorre com modelos mais antigos, acima de três anos. Nesta situação, a única saída para quem realmente faz questão de mantê-lo atualizado é deixá-lo na versão  mais recente possível e talvez começar a se programar para mudar de celular para um modelo mais novo em breve.

A MyMob é especialista no assunto

Se mesmo após atualizar seu Android, você suspeitar de que há algo errado com seu celular, ou apenas deseja verificar se está tudo ok e seguro para usar, não hesite em acionar nossa assistência técnica.

Desde 2011, nossa equipe é formada por especialistas da área e estamos prontos para te ajudar a identificar qualquer problema com seu aparelho. Inclusive se o problema for físico, como tela trincada, troca de bateria, conectores desgastados e por aí vai. Deixa que a gente resolva para você!

Tudo isso com peças originais que garantem segurança e conforto para algo tão indispensável nos dias de hoje que é o nosso celular.

***
Compartilhar: