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5 passos para te ajudar a utilizar menos o celular e ter mais bem-estar digital

Por Atendimento

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dia 11/01/2020

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Quantas horas por dia você passa usando o seu smartphone? Embora o celular esteja cada vez mais presente em nossas vidas, preservar o bem-estar digital é fundamental se você não quiser ter problemas de relacionamento ou até mesmo de saúde por conta do uso excessivo do aparelho.

A preocupação com o tema é cada vez maior. Prova disso é que as principais desenvolvedoras de sistemas operacionais mobile – a Apple, com o iOS, e o Google, com o Android – incluíram nas versões mais recentes dos seus produtos ferramentas para facilitar o controle do tempo dedicado ao celular.

Se você é mais um dos usuários que não está sabendo como lidar com o uso excessivo do smartphone, experimente seguir alguns desses conselhos.

1 - Use as ferramentas nativas de controle

Tanto a última versão do iOS quanto a última versão do Android incluíram ferramentas de monitoramento e controle sobre o uso de aplicativos. Além de descobrir quantas horas você gasta em cada um deles é possível configurar alertas e bloqueios para quando limites de uso diário forem atingidos.

Por exemplo, se você não quer passar mais do que 2 horas por dia no WhatsApp, basta configurar o SO para que ele bloqueie automaticamente o mensageiro quando esse período for atingido. Você pode até continuar usando o app após esse tempo, mas certamente sentirá um peso na consciência por conta disso.

2 - Use mais o Modo Avião

Não há nada mais irritante do que se sentar em um bar ou restaurante e tentar conversar com amigos ou familiares que não saem do celular. Enquanto as notificações estiverem ativas, sempre haverá um pretexto para dar uma olhadinha se não há alguma novidade.

Para se permitir um pouco mais de tempo de qualidade, crie o hábito de usar o Modo Avião. Com um simples toque no botão seu aparelho fica offline e, sem notificações, diminuem as chances de que você se distraia e queira olhar o aparelho. Aproveite o tempo com outras pessoas no mundo real e se desligue do virtual por alguns instantes.

3 - Retire os apps que mais o distraem da tela principal

Quais são os aplicativos responsáveis por tomar a maior parte do seu tempo? Para a maioria das pessoas a lista inclui WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Você pode começar desativando as notificações de todos eles. Muitas vezes usamos um app porque somos lembrados que ele está ali.

Ao acessar o smartphone temos a tendência de usar com maior frequência os aplicativos que estão na tela inicial. Removê-los dali, deixando essa área mais limpa, é também uma das formas de praticar o bem-estar digital. Permita-se dar mais atenção às coisas que acontecem no mundo real.

4 - Deixe o celular longe da cama

Antes de dormir bate aquela vontade de dar uma última olhada nas redes sociais e nas notícias do dia. Porém, no conforto da cama, o que era para ser poucos minutos acaba virando mais de uma hora. O uso do celular antes de dormir é uma das principais razões pelas quais as pessoas dormem mal.

A luz da tela que incide sobre os olhos faz com que nos mantenhamos em alerta em um momento em que já deveríamos estar “desligando”. Portanto, para ter boas noites de sono, o primeiro passo é deixar o celular longe, de preferência carregando, e voltar a vê-lo somente no dia seguinte depois de se levantar.

5 - Tenha passatempos ao ar livre

Evite também condicionar seus passatempos ao uso do celular. Dedicar as suas horas livres somente a jogos, a ouvir música ou assistir a séries invariavelmente faz com que você dependa do celular para que esses programas aconteçam. Não se trata de deixá-los de lado, mas sim de ter opções a eles.

Praticar uma atividade física, passear em um parque ou nadar em um lago são alternativas de passatempos que não requerem celular. Estimule seus amigos a fazerem o mesmo em momentos de lazer e aos poucos você verá que há muita coisa para ser aproveitada que não cabe na pequena tela de um smartphone.

Fonte(s): Elite Daily e CNBC

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