Blog

Dicas

O que você precisa fazer se o seu iPhone cair na água

Por Atendimento

|

dia 26/12/2019

Compartilhar:

Grande parte dos brasileiros passa o período de festas de final de ano no litoral. Aqueles que não viajam se refugiam em algum local que tenha piscina para fugir do calor. Com tanta água por perto, acidentes podem acontecer e seu celular pode acabar caindo.

Alguns modelos mais recentes têm certificações que os tornam à prova d’água. Ou seja, se eles passarem um minuto submersos eles não deixarão de funcionar por isso. Porém, o que fazer se o seu celular caiu na água e ele não tem nenhuma certificação de resistência? Felizmente, se você agir rápido, é possível salvá-lo.

1. Tire-o rapidamente da água

Quanto menos tempo seu celular ficar em contato com a água, maiores são as chances de ele sobreviver. Por isso, ao perceber que o aparelho caiu na piscina, retire-o de lá imediatamente. Considere essa uma situação de vida ou morte para o seu aparelho. 

Alguns segundos a menos podem significar a possibilidade de salvá-lo, enquanto alguns segundos a mais podem decretar o fim definitivo do seu companheiro de bolso.

2. Desligue-o imediatamente

Como mecanismo de defesa, os smartphones quando entram em contato com a água são desligados automaticamente. Porém, se isso não ocorreu com o seu celular, a primeira coisa a se fazer é desligá-lo.

No iPhone, pressione o botão Desligar e o Home juntos para desligar o aparelho em segundos. Uma alternativa é seguir o método tradicional, pressionando o botão Desligar e, em seguida, selecionando essa opção na tela. Contudo, muitas vezes em celulares molhados a tela não reconhece o toque dos dedos. Prefira a primeira opção.

3. Retire a capinha

Se você utiliza um case de proteção para o seu aparelho, seja ele de qual tipo for, retire-o. As capinhas fazem com que a água fique acumulada em certos cantos e contato dela com os conectores pode ser um problema. Coloque o aparelho sobre uma toalha seca e seque-o em volta.

Se tiver um cotonete, utilize-o para limpar delicadamente a entrada do cabo Lightning e entrada para fone de ouvido. Nada de forçar a haste dentro dos conectores, apenas deixe o cotonete encostado nele para que ele possa absorver o máximo de água possível.

4. Faça o truque do arroz

Seu celular molhado não deverá ser utilizado pelas próximas 48 horas. Deixe o desligado e coloque-o dentro de uma sacola ou pote com arroz cru. O alimento tem propriedades de absorção de água muito fortes e qualquer gota de água que possa estar ali, na parte interna ou externa, será sugada.

Importante: são 48 horas sem ligar o celular. Deixe-o dentro do pote e esqueça que ele existe por dois dias. Não tente ligá-lo antes disso só para ver se “já está funcionando”. Você poderá colocar tudo a perder. Os especialistas recomendam um mínimo de 36 horas, mas 48 horas é o tempo ideal.

5. Inspecione o aparelho antes de ligar

Passadas as 48 horas, ainda assim pode ser que exista água no seu celular. Por isso, ao retirá-lo, inspecione-o minuciosamente. Se houver algum sinal de água, retorno o aparelho para o arroz por mais algumas horas.

Porém, se ele estiver seco, então é chegada a hora de ligar – e torcer para que ele funcione novamente. Na maioria dos casos, funciona. Porém, pode ser que o seu seja a exceção à regra e o aparelho tenha estragado definitivamente. Se ele não ligar mais, procure uma assistência técnica para ver se é possível salvá-lo de outra maneira.

Fonte(s): iPhone Life Magazine

***
Compartilhar: