Blog

Acessórios

O que é e como ativar o app Bem-Estar Digital no Android 9 Pie?

Por Atendimento

|

dia 31/08/2020

Compartilhar:

Uma das preocupações de empresas como Apple e Google com relação ao uso de smartphones é a dependência que esses aparelhos causam em algumas pessoas. Não é de hoje que essas companhias têm investido em soluções para simplificar a vida dos usuários nesse sentido.

A Apple introduziu uma função chamada “Tempo de Tela” no iOS 12, que indica quanto tempo foi gasto em cada aplicativo. O Google também introduziu uma função semelhante, mas apenas a partir do Android 10. Com isso, usuários de versões anteriores tinham que recorrer a apps de terceiros, nem sempre muito eficientes, para ter acesso a esses dados.

A boa notícia é que desde o final do ano passado o recurso Bem-Estar Digital foi disponibilizado também para usuários do Android 9.0. Neste artigo você conhecerá mais detalhes sobre esse software além de descobrir como ativá-lo para monitorar seu uso de celular.

O que é o app Bem-Estar Digital?

O app Bem-Estar Digital é um recurso nativo do Android a partir da versão 10. Ele monitora o uso de todos os aplicativos e exibe as estatísticas de execução de cada um deles. Além disso, permite que o usuário configure uma série de ações para diminuir as distrações e se tornar mais produtivo, seja no trabalho ou nos estudos. O modo de utilização é exatamente o mesmo, tanto no Android 9, quanto no 10 e no 11.

Como habilitar o app Bem-Estar Digital?

Antes de tudo, vale lembrar que esse tutorial de aplica aos usuários de smartphones Android que rodem a versão 9.0. Se o seu aparelho tem uma versão mais recente, como a 10 ou a 11, então ele já está ativado por padrão. Por outro lado, versões mais antigas do sistema operacional não são compatíveis com essa função.

Passo 1. Abra o app de “Configurações”.

Passo 2. Localize a opção “Bem-estar digital e controle dos pais” e toque sobre ela.

Passo 3. Depois, vá em “Suas ferramentas do Bem-estar digital” e selecione a opção de tempo de uso do celular. Se essa for sua primeira vez usando esse recurso, então será preciso autorizá-lo a ter acesso aos dados do aparelho.

Passo 4. Por padrão o app exibe o tempo de uso do dia atual. Porém, ao tocar em “Tempo de uso” é possível ter acesso a outros dois recursos: “Notificações recebidas” e “Ativações”. Além disso, é possível navegar pelos dias da semana e conferir o histórico de datas específicas.

Passo 5. Você pode ainda definir um limite de tempo no uso de cada aplicativo. Para isso, toque no ícone de ampulheta, ao lado do nome do app, e defina o timer de uso do serviço em questão. Quando o limite diário é atingido uma mensagem na tela dá o alerta.

Passo 6. Outra opção é o recurso “Relaxar”. Quando ativado, ele reduz a intensidade de brilho da tela para evitar que o excesso de luz irrite seus olhos. Quando combinado com a ativação do Modo Não Perturbe, todas as notificações são bloqueadas. Por padrão essa função está configurada para funcionar das 23h às 7h, mas você pode alterar o horário como preferir.

Passo 7. Você pode ainda ativar o “Modo sem distrações”. Ele desativa temporariamente o acesso e as notificações de alguns apps. Trata-se de um recurso ideal para ativar enquanto você trabalha ou estuda. Basta selecionar os apps que deseja e escolher “Ativar agora”.

Pronto! Com essas dicas você estará menos sujeito às distrações provocadas pelas notificações e pelo uso constante do celular e poderá tirar proveito de um uso mais saudável do seu aparelho.

***
Compartilhar: