Home / Blog / Dicas / 5 novos recursos do Android 9.0 Pie que você precisa conhecer

5 novos recursos do Android 9.0 Pie que você precisa conhecer

A versão 9.0 do sistema operacional Android, batizada de Pie, foi anunciada pelo Google em março de 2018 durante a conferência Google I/O. Entretanto, somente em outubro do ano passado é que essa versão foi disponibilizada para os celulares.

A partir de então, cabe aos fabricantes fazerem as devidas atualizações em suas versões do Android e repassarem-nas aos consumidores. Esse processo geralmente é lento e demora cerca de um ano até que a maior parte dos usuários com celulares top de linha e intermediários recebam as novidades.

Prova disso é que números recentes divulgados pelo Google indicam que o Android 9.0 está presente no smartphone de apenas 10,4% dos usuários. O Android 6.0, com 16,9%, vem logo na sequência, seguido do Android 8.1, com 15,4%, e do Android 8.0, com 12,9%. Ou seja, ainda há muitos usuários por receber essa novidade.

Por isso, listamos aqui 5 novos recursos do Android 9 Pie que você precisa conhecer. É por conta deles que você verá que vale a pena esperar por essa atualização.

1. Melhor controle sobre o uso de apps

A exemplo do que já acontece no iOS, o Android também passa a contar com um recurso que mostra ao usuário por quanto tempo ele está usando cada aplicativo. A ideia é que, a partir da constatação de que está passando tempo demais no celular, o usuário possa impor limites a si mesmo.

A proposta é que isso possa torná-lo mais produtivo e menos disperso. Para os pais essa também e uma ótima maneira de mostrar às crianças que elas têm liberdade para se divertir um pouco, mas não podem passar o dia todo em função de uma única tarefa.

2. Sistema eficiente de gerenciamento de bateria

Com o aumento do uso dos celulares, aumenta também a quantidade de energia necessária para mantê-los funcionando durante todo o dia. Por conta disso, o Google decidiu aproveitar os recursos de inteligência artificial, incorporados desde o Android 8.0, para tornar a gestão de energia mais eficiente.

Funciona assim: o sistema analisa o seu padrão de uso e “aprende” quais são os momentos em que você mais utiliza os apps. No restante do tempo, os apps que ficam em segundo plano são desativados, consumindo menos energia. Esse recurso é especialmente interessante durante à noite. Em seu horário padrão de sono, ele pode entrar em modo “Não perturbe” automaticamente.

3. Redução no número de notificações

Na prática, esse recurso ainda depende muito mais das ações do usuário do que qualquer outra coisa, mas se tornou mais fácil personalizar os tipos de notificações recebidas. A ideia é que você escolha o que cada aplicativo pode ou não pode fazer.

Pode ser que de alguns apps você queira receber todas as notificações enquanto de outros você não queira ver alertas. Há menus personalizados mais intuitivos para que qualquer um possa entrar e configurar quais mensagens deseja receber. Novamente, a ideia aqui é deixá-lo mais livre do celular.

4. Melhor adaptação aos novos formatos de tela

Os fabricantes incorporaram diversas novidades aos celulares Android nos últimos dois anos. O notch, na parte superior da tela, destinado a acomodar os sensores, fez com que os apps tivessem que se adaptar ao seu contorno. Modelos mais novos já apostaram no fim do notch, mas com a câmera frontal ainda em destaque.

Há ainda os modelos com a chamada “tela infinita”, displays cuja razão de aspecto pode ser de 18:9 ou 19:9. Tudo isso foi previsto nas guidelines do Android 9.0, de maneira que você não deve experimentar nenhum problema com apps que não se adaptam aos novos formatos.

5. Interface preditiva com sugestão de ações

Uma das possibilidades incorporadas pelo uso de inteligência artificial é a de o sistema aprender quais são as tarefas que lhe parecem mais atrativas. Por exemplo, se você sai de casa todos os dias no mesmo horário para ir ao trabalho, poderá receber uma mensagem meia hora antes informando como está o trânsito.

A ideia é que você não precise configurar esses lembretes, mas sim que o sistema compreenda com o passar do tempo que eles podem ser úteis. Além das sugestões de ações e de apps, o sistema pode organizar melhor seus avisos e suas notificações.

.....

Você gostou das novidades trazidas pelo Google com o Android 9? Seu smartphone já recebeu essa versão do sistema operacional? Não se esqueça que se precisar de assistência técnica, conte com a MyMob! Acesse nosso site e encontre a loja mais próxima