Blog

Acessórios

Modo escuro: 5 aplicativos com dark mode disponível

Por Atendimento

|

dia 28/10/2020

Compartilhar:

Pegue uma lista de atualizações de aplicativos em 2019 e 2020 e tire a prova: é bem provável que o seu app preferido tenha incluído o modo escuro entre as novidades nos últimos anos. A tendência vai muito além de uma simples opção estética.

O chamado dark mode traz alguns benefícios para os usuários de smartphone. A redução da intensidade de brilho impacta na autonomia da bateria: o consumo é melhor quando você utiliza o modo escuro. Além disso, há o benefício para os olhos, já que o dark mode agride menos os olhos, especialmente em ambientes mais escuros.

1. Instagram

Rede social que mais cresce em número de usuários no Brasil, o Instagram atendeu aos pedidos dos usuários e incluiu o modo escuro entre as suas opções. Tanto nas versões para Android quanto para iPhone é possível escolher a alternativa na cor cinza escuro e preta com letras brancas.

No caso do Instagram o modo escuro não é uma função específica do aplicativo, mas sim emprestada do sistema operacional. A partir da versão 13 do iOS e da versão 10 do Android, basta ativar o modo escuro do SO para que ele automaticamente seja aplicado também no serviço.

2. Facebook Messenger

O aplicativo de troca de mensagens do Facebook também já embarcou na novidade. Nesse caso, a utilização do modo escuro é independente, ou seja, pode ser ativada ainda que o seu sistema operacional não esteja com o dark mode em ação.

Para fazer isso, basta acessar as configurações do app. Já o primeiro item faz referência ao modo escuro e você pode ativá-lo ou desativá-lo de forma simples. O fundo preto sobreposto por letras brancas é aplicado tanto nos menus de configuração quanto nas janelas de conversa.

3. Telegram

O mensageiro rival do WhatsApp foi um dos pioneiros em adicionar esse recurso. Ao ativar o modo noturno, as opções de cores disponíveis são o azul e o preto. Um aspecto interessante do modo escuro aqui é a possibilidade de configurá-lo para horas específicas do dia.

Por exemplo, você pode definir que o aplicativo exibirá o modo escuro entre 19h e 7h, mostrando as cores tradicionais no restante do dia. A mudança é automática e pode ajudá-lo a economizar bateria nas horas mais críticas do dia.

4. YouTube

Os aplicativos do Google não poderiam ficar de fora dessa lista. O modo escuro já é uma realidade também na versão do YouTube para Android e iOS. Para ativá-lo, basta acessar as configurações do app e buscar pela opção “Tema Escuro”.

Uma das principais vantagens de recorrer a esse layout no YouTube é o fato de que o conteúdo principal fica ainda mais destacado. As bordas na cor preta dão um contraste maior aos vídeos, permitindo que você preste menos atenção nas informações que aparecem em volta.

5. Google Chrome

Outro serviço no qual o modo escuro faz bastante diferença é o Google Chrome. Ao substituir o fundo branco do navegador pela cor preta, o resultado é uma melhor legibilidade dos conteúdos, independentemente da hora do dia e das condições de iluminação do local em que você está.

No caso do iPhone, a integração se dá à ativação do modo escuro no próprio sistema operacional. Já no Android, o dark mode é um recurso de longa data no sistema operacional e pode ser ativado tanto de maneira independente quanto em conformidade com o SO.

.....

Além dos apps que mencionamos acima, diversos outros serviços, como Gmail, Facebook, Twitter, Slack, Outlook e Evernote já incorporaram o modo escuro aos seus recursos. Você costuma utilizar o dark mode no celular ou prefere manter as configurações originais no aplicativo? 

***
Compartilhar: