Blog

Lançamentos

iPhoneOS 14: o que muda na atualização do sistema operacional do iPhone em 2020?

Por Atendimento

|

dia 21/07/2020

Compartilhar:

No mês de junho a Apple realizou mais uma edição do WWDC, conferência anual para desenvolvedores promovida pela empresa. Entre as muitas novidades anunciadas, um dos destaques foi a liberação da versão beta do iOS 14, que será conhecido também como iPhoneOS 14.

A versão do software para desenvolvedores já está disponível para download. Os demais usuários deverão esperar até o último trimestre de 2020, quando a Apple deve lançar o novo SO oficialmente em conjunto com a nova geração de iPhones. Vamos conhecer mais detalhes sobre o que muda na atualização do sistema operacional.

Novo visual dos widgets

Finalmente os usuários de iPhone poderão adicionar widgets à página inicial de aplicativos. Em sua maioria eles foram redesenhados e oferecem mais informações. Quanto ao formato, o usuário também pode modificá-lo, de maneira a organizar melhor a tela principal. É possível até mesmo configurar para que alguns widgets apareçam em horários específicos, graças ao recurso Smart Stack.

Usuários favoritos no Messages

No Brasil, o Messages não é tão utilizado quanto em outros países, mas ainda assim é legal saber que há novidades para ele. Agora, é possível favoritar até nove contatos e todo o conteúdo das conversas no celular poderá ser sincronizado com as versões para iPad e MacOS.

Library: organizando apps automaticamente

Se antes só era possível criar pastas de aplicativos, agora o usuário poderá criar subpastas, agrupando itens de maneira ainda mais específica. Esse recurso é possível graças ao Library, que terá ainda uma certa inteligência para definir automaticamente algumas divisões. Ele pode modificar as opções de acordo com o seu uso ou sua localização.

Clips: interagindo com apps não instalados

Quando você tenta abrir um conteúdo direcionado a um aplicativo que não está instalado, a solução até então era ver o conteúdo no navegador ou baixar o app em questão. O app Clips chega para ser um meio-termo, mostrando uma prévia do conteúdo em um formato padronizado e visualmente mais atrativo.

Translate: o tradutor da Apple

Se você prefere os serviços da Apple aos do Google, agora pode contar também com um tradutor desenvolvido pela empresa da Maçã. O app Translate é compatível com onze idiomas: inglês, chinês (mandarim), francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, português e russo. As traduções podem ser feitas a partir de textos ou áudios. 

Picture in picture no FaceTime

As chamadas em vídeo ganharam uma importância ainda maior em tempos de pandemia. A partir do iOS 14 elas estarão mais bem integradas ao sistema operacional graças ao recurso Picture in Picture (PiP). Isso permitirá que você fixe a imagem como um pequeno quadro no topo da tela e utilize outros aplicativos simultaneamente.

Apple Maps para ciclistas

O Apple Maps também é menos utilizado se comparado ao concorrente do Google, mas ganhou novos recursos interessantes. É o caso da versão feita sob medida para ciclistas. Ele indicará ruas com ciclovias, elevações de pista, locais íngremes e regiões cujo acesso só pode ser feito por meio de escada. A ideia é proporcionar rotas mais tranquilas para quem anda de bicicleta.

Atualização nas políticas de privacidade

Todos os aplicativos disponíveis na App Store agora terão uma seção dedicada a exibir as políticas de privacidade. Isso permite que você leia o documento antes de baixar o app em questão. O usuário terá mais controle sobre as permissões que dá a cada app, sendo notificado toda vez que um aplicativo requerer uso de câmera, microfone ou acesso a contatos ou galerias de imagem.

.....

Por fim, vale lembrar que todos os modelos de iPhone lançados após o iPhone 6S serão compatíveis com a nova versão do SO. Isso inclui os seguintes modelos: iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max e iPhone SE 2020.

***
Compartilhar: