Blog

Acessórios

Internet segura: 5 aplicativos para controle parental

Por Atendimento

|

dia 22/10/2020

Compartilhar:

Assim como a internet pode ser muito benéfica para o desenvolvimento das crianças, se elas tiverem acesso a informações inadequadas para a idade delas os riscos são altos. Elas podem ser vítimas de golpes ou expor a família a riscos casa entrem em contato com pessoas mal-intencionadas.

Por essa razão, antes da adolescência as crianças só devem acessar a internet com a supervisão dos pais. Contudo, como fazer para ter controle total sobre o que elas veem quando não estamos disponíveis o tempo todo? A solução está nos softwares de controle parental.

Apple, Google, Samsung e outras empresas oferecem recursos nativos em seus produtos que permitem que os pais, a partir de uma conta principal, controlem aquilo que os filhos acessam no celular por meio de contas secundárias. Além desses recursos há ainda muitas opções de apps de controle parental que podem ajudá-lo nesta tarefa. Selecionamos alguns deles.

1. Google Family Link

Disponível para Android e iOS, o Google Family Link permite que os pais definam regras digitais remotamente em diversos dispositivos. Basta vincular as chamadas “contas secundárias” (das crianças) às contas principais. O serviço oferece opções específicas para crianças de até 13 anos.

Completamente gratuito, o app permite filtrar aplicativos por faixa etária e controlar o tempo de uso do sistema operacional como um todo. Relatórios diários, semanais ou mensais podem ser gerados instantaneamente, para que você possa compreender melhor tudo aquilo a que as crianças assistem.

2. AppBlock

O AppBlock não foi desenvolvido especificamente para que os pais possam controlar o que as crianças acessam, mas ele também pode ser utilizado com essa finalidade. Como o próprio nome indica, ele permite o bloqueio de apps e sites específicos em qualquer aparelho.

Ele é ideal para que você impeça que determinados serviços fiquem inacessíveis no celular das crianças durante o período das aulas ou no horário de estudos em casa. O bloqueio é habilitado mediante senha e somente se elas tiverem acesso ao código é que poderão burlar as regras pré-definidas.

3. Controle Parental Screen Time

O foco do Controle Parental Screen Time é o controle do tempo de tela das crianças. A ideia é que elas não passem muitas horas grudadas na telinha do celular e para isso é possível impor limites, seja por aplicativo ou de uso geral.

A versão gratuita do app oferece um grande número de recursos, como relatórios de uso, notificação na tentativa de instalação de um novo aplicativo e controle do histórico de buscas. Porém, se você preferir, a versão premium oferece recursos extras como bloqueio de apps em horas específicas do dia ou tarefas para que as crianças ganhem tempo adicional.

4. Life360

O foco do Life360 é um pouco diferente do dos aplicativos listados anteriormente. A ideia aqui é que todos os membros de uma família tenham acesso à localização dos demais. Utilizando o GPS, o app informa em tempo real deslocamentos e permite o envio de alertas.

Outros recursos incluem um chat exclusivo entre os membros da família, alertas disparados sempre que um membro chegar a um destino e até a possibilidade de rastrear aparelhos perdidos ou roubados.

5. GPS Rastreador de Família KidsControl

Fechando a nossa lista temos o app GPS Rastreador de Família KidsControl, disponível para Android e iOS. Ele é um aplicativo de segurança que registra onde os membros da sua família estão em tempo real.

Além de receber alertas quando as crianças chegam a um determinado destino, na versão premium do aplicativo é possível coletar dados até mesmo sem conexão à internet. O app é compatível com diversos modelos de relógios infantis e sua usabilidade não compromete o desempenho da bateria.

***
Compartilhar: