Blog

Acessórios

Home Office: 5 dicas para se manter produtivo trabalhando em casa

Por Atendimento

|

dia 23/03/2020

Compartilhar:

Trabalhar em casa é uma realidade para um número cada vez maior de brasileiros, mas para a maioria ainda não é assim. Por conta da pandemia de coronavírus, muitas pessoas se viram obrigadas nos últimos dias a fazer home office.

Como tudo na vida, trabalhar em casa também tem as suas vantagens e desvantagens. O fato de não precisar enfrentar trânsito para ir e vir do trabalho, por exemplo, é uma forma de ganhar tempo. Por outra lado, a falta de interações sociais pode pesar na rotina de alguns como um fator negativo.

Além disso, há a questão da produtividade. Algumas pessoas simplesmente não conseguem trabalhar da mesma maneira em casa se comparado ao desempenho que têm no escritório. Não precisa ser assim. Listamos aqui cinco dicas que podem ajudá-lo a ser mais produtivo se você estiver trabalhando em casa.

1. Tenha um lugar apropriado para trabalhar

A primeira dica para ser produtivo trabalhando em casa é ter um lugar apropriado para fazer isso. Sim, sabemos que com um notebook no colo você pode trabalhar no sofá da sala ou até mesmo na cama. Isso pode funcionar por alguns minutos, mas de forma alguma essa deve ser a sua rotina.

O ideal é reproduzir um ambiente similar ao que você tem no escritório: uma mesa própria para o trabalho e uma cadeira confortável. Estabeleça o hábito de trabalhar sempre no mesmo lugar para que você não passe a ver a casa toda como um grande escritório. 

2. Vista-se para trabalhar

É um grande erro se levantar da cama e ir de pijama direto para o computador. Por mais que você não vá sair de casa, é importante trocar de roupa e criar o hábito de mudar de um ambiente para outro. Isso fará com que o seu cérebro entenda que se trata de situações distintas, apesar de você estar no mesmo local.

Além disso, caso seja preciso realizar uma videoconferência com os seus colegas de trabalho, você já estará preparado. Porém, dispense as formalidades: você não precisa trabalhar de terno e gravata em casa; uma camisa confortável é suficiente para causar uma boa impressão e estimulá-lo a trabalhar melhor. 

3. Tenha um horário fixo

Não é porque você está em casa que poderá trabalhar a qualquer hora. É importante que você estabeleça uma rotina para se tornar mais produtivo e isso implica em ter um horário definido. Se você começa a trabalhar as 8h, ligue o computador neste horário. Desligue-o após o horário do expediente.

É importante ressaltar que o fato de você estar em casa trabalhando não significa estar à disposição 24 horas por dia. Cumpra seu horário e suas metas, mas depois desligue-se e vá fazer outras atividades. A sensação de ficar o dia todo – manhã, tarde e noite – na frente do PC pode se tornar uma frustração com o passar do tempo.

4. Não se deixe cair em tentação

Quando estamos em casa, é fácil sucumbir às muitas tentações que o ambiente oferece. A TV está por perto para ser ligada, a geladeira sempre oferece alguns lanchinhos fora de hora e mesmo os familiares podem aparecer para conversar no meio do dia enquanto você está trabalhando.

É preciso resistir a todas essas tentações. Tente imaginar que você está no escritório e não pode se dispersar dessa forma. Esqueça a TV e avise seus familiares que você não quer ser incomodado durante um determinado horário. Cumpra suas metas de trabalho e não se deixe levar pelas comodidades que a residência oferece.

5. Organize a sua rotina 

Quando se trata de trabalhar em casa, é muito importante que você comece o dia sabendo exatamente quais serão as suas tarefas. Planejamento e organização são importantes em qualquer lugar, mas são ainda mais fundamentais quando se trata de fazer Home Office. Afinal, não há um chefe supervisionando o seu trabalho pessoalmente a todo momento.

A dica é utilizar os últimos minutos de trabalho no fim do dia para planejar o que será feito no dia seguinte. Isso fará com que você entre no ritmo do trabalho mais rapidamente no começo do dia, ajudando-o a ser mais produtivo em suas tarefas.

***
Compartilhar: