Blog

Dicas

Entenda por que você deve comprar um celular top de linha da geração passada

Por Atendimento

|

dia 11/12/2019

Compartilhar:

Se você tem um smartphone top de linha, uma coisa é certa: em menos de um ano o sucessor dele será lançado. Em média, a cada 10 meses os fabricantes colocam no mercado uma nova geração de celulares.

A pergunta que você deve se fazer é: eu preciso mesmo comprar o último modelo que foi lançado nas lojas? A pergunta faz ainda mais sentido nos dias de hoje, quando mesmo smartphones intermediários são capazes de executar com tranquilidade praticamente todos os apps e jogos que estão disponíveis nas lojas oficiais.

Tops de linha: o que levar em consideração?

Vamos tomar como exemplo as duas últimas gerações de smartphone top de linha lançadas pela Samsung, o Galaxy S9, lançado no primeiro semestre de 2018, e o Galaxy S10, lançado no primeiro semestre de 2019. Esteticamente, ambos são similares, mas a diferença de preço entre eles é significativa: o modelo mais antigo pode custar até metade do mais novo.

Porém, em termos de hardware, essa diferença não é tão grande assim. O processador Samsung Exynos 9 Octa 9820 do S10 é melhor que o Qualcomm Snapdragon 845 do S9. Além disso, há 4 GB de RAM a mais. Qualidade das câmeras e tamanho de tela são similares. E na prática?

Na prática, ambos os aparelhos rodam o Android 10, a versão mais recente do SO do Google. Além disso, todos eles são capazes de executar sem travamentos todos os apps disponíveis na Play Store. Em outras palavras, há sim mais potencial no S10, mas provavelmente você não o aproveitará no máximo das suas possibilidades.

E quais são as desvantagens?

Há também desvantagens a se considerar. Por exemplo, um Galaxy S10 poderá receber mais duas gerações do Android enquanto um S9 receberá provavelmente apenas mais uma (originalmente ele foi lançado com o Android 8.0). 

Talvez ele fique “defasado” um pouco mais rápido. Colocamos o “defasado” entre aspas porque aparelhos que eram top de linha há duas ou três gerações ainda têm dado conta do recado. Portanto, a menos que você seja exigente com a velocidade dos seus aparelhos, é possível levá-los adiante por um bom tempo.

Custo mais acessível e poder de fogo compatível

Aparelhos que chegam às lojas costumam ser um pouco mais caros pelo simples fato de que eles são lançamentos. O consumidor que compra um produto logo que ele chega às lojas paga também pelo privilégio de ser um dos primeiros a colocar as mãos no que há de mais moderno em termos de tecnologia.

Cerca de três meses após o lançamento os preços começam a cair. Alguns caem mais rápido do que outros, mas em geral, quando a nova geração chega ao mercado – cerca de um ano depois – o preço costuma estar de 40% a 50% menor. Isso significa que a desvalorização é mais rápida nos primeiros meses.

Você pode comparar um celular novo com um carro 0 Km. Quando ele sai da concessionário tem um valor; depois de rodar alguns quilômetros, o valor de venda diminui. No caso dos celulares isso ocorre também independentemente de  o aparelho ser usado ou não. 

Considere os modelos lançados em 2018

Em se tratando de aparelhos top de linha, considere os smartphones que foram lançados em 2018 na sua lista de compras. Produtos como o Samsung Galaxy S9, o Samsung Galaxy Note 9, o LG G7 ThinQ, o ASUS Zenfone 5Z ou o Apple iPhone X são boas pedidas e custam menos hoje do que custavam na época que foram lançados.

Com eles em mãos, certamente você ainda terá um aparelho com potencial para rodar com folga os principais aplicativos por pelo menos dois anos. Como o tempo médio de troca de smartphone entre os usuários brasileiros é de um ano e meio, pode ser uma boa ideia economizar na hora da compra sem perder o potencial de processamento que você precisa.

Ainda melhor: acessórios, como cases e películas, para modelos de geração anterior costumam também ser mais acessíveis e aparelhos de valor menor costumam ser revendidos mais rápido se for preciso. Que tal considerar essas vantagens antes de escolher o seu próximo celular?

***

O seu smartphone sendo ou não os top de linha, merece os melhores acessórios, e você os encontra na MyMob. Venha até uma de nossas unidades e confira as novidades. 

***
Compartilhar: