Blog

Acessórios

Qual é a diferença entre as lentes das câmeras dos celulares?

Por Atendimento

|

dia 30/03/2020

Compartilhar:

Smartphones com três, quatro ou até cinco câmeras. Nos últimos anos, a indústria decidiu investir pesado em fotografia de qualidade como um diferencial dos celulares. Porém, nem todos estão familiarizados com os tipos de câmera que um aparelho pode oferecer.

Não se trata apenas de qualidade. Um celular cuja câmera tenha resolução de 12 megapixels não é, necessariamente, melhor do que outro cuja câmera tenha resolução de 10 megapixels. Há uma série de fatores a serem considerados, como o tipo de sensor e abertura focal da câmera.

Porém, há mais do que isso: o tipo de lente que um celular disponibiliza é determinante para o estilo de foto que ele é capaz de produzir. Isso explica também a necessidade de incluir mais de uma câmera traseira nos aparelhos. Neste artigo vamos conhecer os principais tipos de lentes para celular e as diferenças entre elas.

Lente ultra wide

Os smartphones com câmera ultra wide, também conhecida como grande angular, têm como diferencial o fato de tirarem fotos com maior campo de visão. Quando esse tipo de lente é colocada na câmera traseira é possível tirar fotos de paisagens capturando um quadro maior do que o normal.

Já quando esse recurso é incorporado na câmera frontal, torna-se possível tirar selfies em que aparecem mais pessoas. Quanto maior a curvatura da lente, maior é a área possível de ser capturada. Fabricantes como Samsung e Motorola utilizam lentes com cerca de 120 graus de curvatura.

Lente macro

Sabe aquelas fotos em que mesmos os objetos muito pequenos parecem enormes? Elas são tiradas com lentes do tipo macro. A ideia é que elas funcionem como um elemento de ampliação para objetos menores do que 10 centímetros. 

Para quem gosta de fotografar flores, insetos ou detalhes no que quer que seja, contar com um smartphone que tenha essa característica é o ideal. Ela pode ser considerada o extremo oposto das lentes do tipo ultra wide, pois a ideia aqui é reduzir ao máximo a área de captura para ressaltar os detalhes.

Lente de profundidade

Também conhecido como “Modo Retrato”, as fotos tiradas com lentes de profundidade permitem que desfocar o fundo (segundo plano) e ressaltar o objeto principal (primeiro plano). Esse efeito é conhecido na fotografia como “bokeh” e tem se mostrado muito popular entre os usuários.

Esse recurso sempre foi um sucesso em fotos de estúdio tiradas com câmeras profissionais, mas quando foi incorporado pela Samsung, no Galaxy Note 8, e pela Apple, nos seus iPhones, acabou se tornando uma verdadeira febre, em especial pela simplicidade de operação para se obter bons resultados.

Lente teleobjetiva

Se o seu objetivo é se aproximar de objetos que estão distantes, então o ideal é recorrer a aparelhos que tenham câmeras do tipo teleobjetiva. Elas oferecem zoom óptico que permitem aproximar as imagens até certo ponto sem perda de resolução – ou aproximá-las muito, mas com perda de resolução.

Em geral, smartphones que contam com esse recurso, como o Samsung Galaxy A9, têm câmera com zoom óptico de 3x sem perda de qualidade. Alguns modelos podem aproximar o objeto fotografado até 10 vezes, mas nesse caso, sem o uso de um tripé, há grandes chances de que o resultado seja bastante distorcido.

E a câmera principal?

Todos os tipos de lente que mencionamos acima têm alguma particularidade em especial. Ou elas aproximam ou afastam uma imagem, além de poder proporcionar maior ou menor nível de detalhes. São recursos bastante específicos e, por essa razão, requerem uma lente à parte.

A câmera principal dos smartphones tem como principal missão ser equilibrada e oferecer fotos em boa resolução. A ideia é simplificar a vida do usuário: basta sacar o telefone do bolso e tirar uma foto para que ela saia razoavelmente boa, mesmo que você não seja um exímio fotógrafo. A proposta é unir o equilíbrio com a melhor resolução possível.

Portanto, se você busca algo específico em uma câmera de smartphone, deve ficar atento aos tipos de lentes complementares que ele oferece além da câmera principal e da câmera de selfie (frontal).

***
Compartilhar: