Blog

Dicas

Baterias e carregadores: entenda a diferença entre Volts, Amperes e Watts

Por Atendimento

|

dia 24/03/2021

Compartilhar:

Nos dias de hoje é impossível viver sem o celular. Ele é o nosso companheiro para o trabalho, lazer, entretenimento e facilita a nossa vida em diversos momentos do dia. Mas, quando o carregador quebra, você sabe a diferença entre Volts, Amperes e Watts, na hora de comprar um novo?

Assim como o celular, um dos acessórios que não duram para sempre é o carregador. Volta e meia a gente precisa repor o utensílio e é nessa hora que você precisa ficar atento à potência necessária do carregador, para que não corra o risco de danificar o aparelho. 

Se você nunca ouviu falar sobre isso ou tem dúvidas na hora de comprar um novo acessório, continue lendo esse post, que vamos te ajudar a entender tudo o que precisa saber sobre o assunto! 

Qual a diferença entre Volts, Amperes e Watts?

Você não precisa ser um técnico em elétrica para entender esses termos e comprar o carregador ou bateria certa para o seu celular. Para entender mais sobre a diferença volt, ampere, watts, existem diversas analogias e a mais comum é a mangueira de água. 

Vamos lá! Imagine que você está regando o jardim com a mangueira. Para que você consiga fazer a água chegar em todas as plantas, você precisa de pressão. Na eletricidade, a pressão pode ser relacionada com a tensão, que são os Volts. Ele é a força que faz a energia se mover pelos cabos. 

Agora, imagine que você precisa encher um balde de água. Provavelmente você deseja que ele encha o mais rápido possível para seguir com suas tarefas. Isso pode ser comparado com a potência, que é o método de medição da taxa de transferência de energia. Os Watts nesse caso, são a medida do quão rápido você vai encher o balde. Outra curiosidade, é que o Watts é o produto entre a tensão (Volts) e corrente (Ampere). 

Por fim, quando você desliga a mangueira, ainda fica um pouco de água dentro dela, mesmo que não tenha mais fluxo. A mesma coisa acontece na eletricidade, quando você desliga a lâmpada, ainda existe corrente na fiação elétrica, que são os Amperes. 

Conheça a definição de Volt, Ampere e Watt

Depois de entender a diferença Volt, Ampere, Watts, agora vamos te explicar a definição de cada conceito.

1. O que é Volt (V)?

Os Volts são as unidades de medida de tensão. Para que a corrente se estabeleça pela fiação, ela precisa de uma ação externa, que dê um empurrão nas cargas. Essa força é chamada de tensão elétrica.

2. O que é Ampere (A)?

A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas no mesmo sentido. Ou seja, ela é o fluxo de eletricidade nos fios. Este fluxo possui uma unidade de medida chamada Ampere.

3. O que é Watt (W)?

O Watt é uma medida de potência. Para calculá-la é preciso multiplicar a tensão pela corrente. Por exemplo: com 30 amperes e 12 volts, nós temos 360 watts. 

Como usar esses conceitos ao escolher carregadores para celulares?

Você já deve ter tido a experiência de comprar um carregador e o celular levar o dobro do tempo para carregar. Isso acontece, porque você deve ter adquirido um modelo com a classificação de tensão errada ou de qualidade muito baixa. 

É preciso ter atenção na hora de escolher um carregador, pois ele está diretamente ligado à vida útil da bateria e até do celular. Como não é todo mundo que pode trocar de celular várias vezes em um curto espaço de tempo, é preciso cuidar desses aspectos para trazer mais tempo de vida ao telefone. Confira abaixo alguma dicas para comprar o acessório correto: 

  • Confira as especificações técnicas do seu aparelho no manual do fabricante. Lá você encontra qual é o tipo de carregador ou bateria correta;
  • Na loja, verifique na embalagem ou no próprio acessório, a etiqueta com as informações de amperes e volts. São nessas informações que você precisa ficar de olho;
  • Por padrão a tensão (volts) deve ser 5V e a corrente (amperes), de no mínimo 2A ou 2000mAh. É importante que você saiba, que o máximo costuma ser 4A. 

Não tenho as informações do fabricante e não sei qual o carregador comprar, e agora? Para tudo na vida existe um aplicativo. Você pode fazer um teste usando os apps Galaxy Charging Current Lite ou Charging Report. 

Após baixar, você deve conectar o cabo no celular e ligá-lo na tomada. Na sequência, inicie o aplicativo e verá que imediatamente ele te informará qual é o valor da corrente que chega nele. Assim, quanto mais o valor se aproximar do que está escrito na etiqueta do acessório, melhor ele é. 

Essas informações você pode usar para tudo na vida, quando se fala em elétrica. Vale para o computador, tablet, câmera fotográfica, geladeira, torradeira e muito mais. Esperamos ter ajudado você a escolher o melhor tipo de carregador ou bateria para o seu celular! 

Se você não sabe onde comprar um bom carregador, procure a MyMob. A loja possui uma diversidade de carregadores e bateria, e uma equipe especializada que vai te ajudar a escolher o melhor acessório para o seu telefone. Se preferir, nos mande uma mensagem no WhatsApp, que temos um atendimento personalizado esperando por você!

***
Compartilhar: