Blog

Dicas

5 dicas para tirar fotos melhores com o celular

Por Atendimento

|

dia 21/12/2020

Compartilhar:

Sem sombra de dúvidas, uma das especificações técnicas que mais evoluiu nos celulares nos últimos anos foi a câmera. Os modelos atuais chegam a ter quatro lentes, de diversos formatos, com altas resoluções de imagem para que você faça bonito nos registros.

Porém, mesmo a melhor das máquinas precisa de um toque profissional para gerar os melhores resultados. Você não precisa ser um fotógrafo de primeira para conseguir boas imagens nas festas com amigos e familiares. Afinal, um bom registro fotográfico é aquele que faz você se lembrar de um momento especial.

Que tal explorar todo o potencial que o seu celular tem? Neste artigo, listamos 5 dicas para tirar fotos melhores com o celular e garantir registros incríveis e que vão deixar seus amigos admirados.

1. Luz é tudo

A palavra “fotografia” quer dizer “escrita com a luz”. Tenha em mente que quando falamos de foto, “luz” é a palavra-chave para conseguir bons resultados. Ambientes escuros ou mal iluminados certamente vão resultar em fotos de baixa qualidade.

As câmeras profissionais compensam parte dessa ausência de luz com um flash, mas nos celulares e a luz que incide sobre o objeto fotografado não é suficiente para melhorar muito o resultado final. Por isso, a regra número 1 é: o ponto a ser fotografado, seja ele um objeto ou uma pessoa, deve estar bem iluminado.

2. Zoom: um falso auxiliar

Muitos smartphones investem em câmera com capacidade de zoom digital, permitindo que o usuário aproxime a imagem sem precisar se deslocar. Embora isso possa ser útil em alguns poucos casos, na maioria das vezes o resultado é uma imagem de péssima qualidade e com desfoques perceptíveis.

Sempre que possível, prefira se aproximar mais do objeto a ser fotografado do que usar o zoom. Com isso você terá imagens com melhor resolução e menos desfoque. E mais: se realmente precisar usar o zoom, tente apoiar o celular em algum ponto ou use um tripé para evitar fotos tremidas.

3. Perspectiva: diferentes fotos em um só lugar

Você já parou para pensar que não é necessário que as pessoas “posem” para a foto toda vez? Capturar imagens espontâneas, que mostre elas em movimento ou fazendo outras atividades que não “parar e olhar para a foto” é um dos aspectos que diferencia um trabalho profissional de um amador.

Seja criativo e explore múltiplas possibilidades. Uma foto tirada de baixo para cima já é suficiente para transmitir uma sensação diferente do que aquelas tiradas no mesmo nível de plano. Aposte em novos enquadramentos, com o objeto principal da foto mais deslocado em relação ao centro.

4. Explore o modo manual

Uma grande parte dos usuários prefere deixar a câmera sempre em modo automático e, de fato, essa é a melhor opção para quem não quer perder tempo. Porém, não explorar esses recursos significa deixar de ter acesso a muitas oportunidades para transformar seus retratos.

Nas configurações manuais você pode ajustar o foco, a exposição de imagem (ISO), os controles de brilho, o balanço de branco e contraste entre as cores. É como se você tivesse em mãos um software para edição de imagens, mas fizesse isso em tempo real, antes mesmo de produzir a foto. 

5. Fim da foto: o trabalho não acabou

Não pense que aquelas fotos profissionais maravilhosas que você vê por aí são feitas de forma 100% artesanal. A ampla maioria delas passa por um tratamento digital para pequenos retoques de cores, ajustes de brilho e eventuais correções que se façam necessárias. A aplicação de filtros, por exemplo, pode mudar completamente uma imagem.

Se até os profissionais usam esses recursos, por que você também não poderia experimentar? Apps como VSCO, PicsArt, Snapseed e Adobe Lightroom são boas alternativas para explorar as inúmeras possibilidades que as imagens oferecem. Basta ter um pouco de paciência para encontrar o resultado perfeito.

.....

Alguns acessórios podem dar um upgrade nas imagens que você captura pelo celular. Tripés, lentes intercambiáveis e spots de iluminação são apenas algumas das opções disponíveis, e muitas delas você encontra no site da MyMob. Confira nossas opções para turbinar suas fotos.

***
Compartilhar: