Blog

Dicas

7 dicas para economizar bateria no iPhone e iPad

Por Atendimento

|

dia 25/02/2021

Compartilhar:

Difícil encontrar alguém que não queira ter uma bateria melhor ou mais duradoura para seu iPhone ou iPad. Um dos grandes motivos é devido a quantidade crescente de atribuições que damos aos nossos celulares, então as empresas fabricantes até tentam acompanhar e melhorar o desempenho dos celulares para consumir menos carga, mas nem mesmo eles conseguem suprir toda essa demanda.

Mas não se desespere! Há formas fáceis de economizar bateria no iPhone que iremos dividir em 2 categorias: A primeira será para métodos de urgência, ou seja, depois que encontrar uma tomada e recarregar seu celular, serão ações que podem - e devem ser desfeitas para melhorar o uso do aparelho novamente. 

Enquanto que a segunda parte será destinada à ações que podem ser constantemente feitas e desfeitas, não terão grande impacto sobre a forma como você usa seu iPhone e ainda trarão uma grande economia de bateria a longo prazo. Vamos lá?

Sempre que possível opte por Wi-Fi

A vantagem da rede móvel 4G, é sua velocidade atrelada à mobilidade - você terá internet enquanto tiver pacote disponível. Mas o preço que se paga é um consumo gigantesco de bateria por estar frequentemente enviando e recebendo sinal via satélite, inclusive muitos apps aproveitam disso para funcionarem em 2º plano que aumentam o consumo de carga do celular (mas isso falaremos melhor mais pra frente). 

Então se você acha que não está conseguindo economizar bateria no iPhone, passe a reparar qual conexão de internet você está dando prioridade de uso.

Em último caso…

Caso perceba que sua bateria está em seus últimos suspiros, ative o Modo Avião para cortar qualquer sinal do celular (inclusive ligações, 4G, SMS etc.) e assim economizar uma boa carga. Inclusive mesmo neste modo, é possível continuar usando o Wi-fi, mas você terá que selecionar a rede manualmente.

Atenção ao brilho da tela

Responsável pela maior parte de consumo de bateria, a tela possui diversos apetrechos e configurações para deixar o uso do celular mais interessante, mas que na hora do aperto talvez seja a forma mais rápida e fácil de ajustar.

Para acessar, basta deslizar o dedo de baixo para cima no menu ou na tela de bloqueio, e então a opção que regula o brilho da tela estará com um ícone de um solzinho. Suba ou desça para aumentar ou diminuir a intensidade e deixe em um nível que seja confortável para seus olhos, mas que também você possa enxergar no momento. 

Além da economia

Ah, e esta dica é inclusive muito boa para ser usada além de momentos de pouca bateria. Procure sempre estar atento ao brilho da sua tela pela própria saúde dos seus olhos. Nem muito escuro, nem muito claro!

Modo Pouca Energia ao resgate

Talvez o método mais efetivo para economizar os últimos porcentuais de bateria, o modo Pouca Energia como o próprio nome sugere é perfeito para quando se está prestes a dizer adeus ao celular e nenhuma tomada perto. Ao cortar funções como animações, brilho de tela, funcionamento em segundo plano e a Siri, o iPhone passa a ter sua bateria estendida por um bom tempo. Mas lembre-se: manter esta função ligada a todo tempo fará com que muitas atividades interessantes do seu celular também fiquem desativadas, então apenas em momento de urgência, ok?

Para acessar este modo:

  1. Abra o menu “Ajustes;
  2. Desça até a aba “Bateria”;
  3. Ative o modo Pouca Energia.

Aproveite para verificar a saúde da Bateria

Ainda no menu “Bateria” da dica anterior, é possível ver embaixo o diagnóstico de saúde da sua bateria. Aqui terá a opção de últimas 24 horas, ou uma análise completa dos últimos 10 dias. A grande sacada é poder ter acesso a informações como tempo de tela ligada ou desligada e uso de bateria separado para cada app. 

Se por exemplo o seu Instagram é o app que mais consome bateria, é ótimo saber disso, pois em momentos de baixa bateria você já vai saber qual app diminuir o uso ou até mesmo evitar até estar com carga de novo.

Ajuste o uso de localização constante (GPS)

Aqui começamos a parte onde daremos dicas sobre funções que poderão tranquilamente continuar da forma que você deixou. Esta dica é ótima não só por questões de economizar bateria no iPhone e iPad, mas também para entender quanta liberdade os aplicativos instalados possuem para acessar suas informações, como a geolocalização. 

Para verificar como está no seu iPhone, faça o seguinte:

  1. Abra o menu “Ajustes”;
  2. Desça até a aba “Privacidade”;
  3. Clique na opção “Serviços de Localização”;

Agora basta verificar como está configurado o uso de cada app. Num geral, a recomendação é deixar na opção “Apenas Durante Uso” para o bem da sua bateria, mas há alguns aplicativos que precisam de atualização constante, como bancos e e-mail, então fica a seu critério de uso.

Verifique as atualizações em 2º plano

Por fim, fazer esta etapa certamente também trará uma melhora na duração da sua bateria porque ao configurar como o iPhone funciona quando você não estiver usando modificará o funcionamento de muitos aplicativos - inclusive alguns que você nem precisa de atualização tão constante. Para fazer isso:

  1. Entre no menu “Ajustes”;
  2. Vá até a seção “Geral” e abra;
  3. Selecione a aba “Atualização em 2º Plano”.

Aqui você poderá configurar em 2 etapas: Na primeira você clicará na opção “Atualização em 2º Plano” e poderá selecionar se deseja que o iPhone atualize quando estiver apenas no wifi, no wi-fi e também no 4G ou então desativar todas as atualizações em 2º plano - o que não recomendamos, pois também irá desativar para apps fundamentais como e-mail ou whatsapp onde você precisa de notificações constantes. 

E na segunda etapa é a dedo selecionar quais apps você quer ou não que mantenham conectados 100% do tempo e que te enviem notificações na lista logo abaixo da opção anterior. Alguns aplicativos realmente não precisam estar com a atualização em 2º plano ativa, então certamente não valem este consumo desnecessário de bateria.

***
Compartilhar: