Blog

Dicas

Dicas para economizar bateria do celular Android

Por Atendimento

|

dia 07/01/2021

Compartilhar:

Só quem já ficou sem bateria em momentos de necessidade sabe o desespero que bate nessa hora. Chegar de uma viagem e não conseguir pedir um Uber, estar trabalhando e o celular desligar, entre outros diversos casos que dividem desse sentimento podem ser evitados com essas dicas de como economizar bateria do celular Android.

Ao conhecer melhor o funcionamento dos apps do seu celular, e do próprio sistema Android, você começará a identificar o que faz o seu celular descarregar tão rápido e o que fazer para voltar a ter autonomia de uso do seu próprio aparelho.

O que mais gasta bateria de um celular?

Aplicativos e funções definitivamente são o que fazem os smartphones terem a importância que têm na nossa vida, mas em troca precisam cada vez mais de energia para seu funcionamento. Um exemplo claro são os GPS que estão se tornando cada vez mais sofisticados e precisos, mas que para funcionar de tal maneira, requerem constantemente uma quantia enorme de carga do celular.

bateria android

Estar atento se funções como Bluetooth, ou até mesmo Wi-Fi, estão ligados desnecessariamente é um lembrete muito importante no caminho de se economizar bateria do celular Android. Essas funções continuam ativas mesmo quando não conectadas, pois o celular entende que em algum momento algo será encontrado/conectado e, portanto, ficará procurando tal conexão. Então se não estiver usando, desligue-as.

Aproveite para ver quais aplicativos mais consomem bateria

Para isso, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o menu “Configurações” do seu Android;
  2. Procure pela seção “Bateria” e abra;
  3. Aqui o termo costuma variar, mas em geral é “Uso da Bateria”;
  4. Você vai perceber que o sistema separa essa informação entre consumo por hardware (próprio do celular) e consumo por software (o consumo por aplicativo).

Assim é possível ficar mais atento em quais estão pesados para a vida útil da sua bateria ou quais evitar abrir em momentos de emergência.

Aprenda a configurar sua tela

Entender como funcionam as opções de tela é um caminho sem volta, pois é nas configurações a seguir que se concentra o maior impacto no consumo de bateria do celular. Então ao segui-las, ficará muito mais fácil otimizar o consumo de energia sem descartar a experiência de uso do aparelho.

Sempre ajuste o nível de brilho da tela

Ou então ative a opção de “Brilho Automático”, para que o próprio Android entenda quando será necessário mais ou menos luz para que você enxergue a tela perfeitamente. Mas atenção: por ser um processo automático, esta função pode não ser a melhor escolha dependendo de quanta luz é confortável para o seu próprio uso. 

A melhor saída de fato é configurar manualmente, e isso você faz pela própria barra de notificação (o símbolo é um solzinho e basta arrastar para os lados).

Reduza a duração da tela de bloqueio

Além disso, o tempo que a tela de bloqueio fica exibindo também influencia no uso de energia. 

  1. Acesse “Configurações” e então “Tela”
  2. Clique em “Modo de Espera” e você poderá escolher opções que vão de alguns segundos para até 10 minutos. 

Entretanto, a dica para evitar consumo desnecessário é em torno de 30 segundos.

Dados móveis: aliado ou inimigo?

O intuito dessa pergunta é lembrar que, embora 3G/4G sejam praticamente vitais para o funcionamento dos celulares quando longe do alcance de uma rede Wi-Fi, é também a função mais custosa para seu celular no quesito energia. 

Chega a ser gritante a diferença no consumo entre Wi-Fi e dados móveis, pois neste último, a rede não é estável e dessa forma o celular constantemente estará procurando formas de melhorar a conexão para garantir mais velocidade ao usuário. Então lembre-se: parou de usar 4G, desligue a função. Volte a ligar apenas quando realmente for usar, sua bateria agradece (e muito!).

Bateria no fim e nenhum carregador por perto...o que fazer?

Adicionada em versões mais recentes de Android, a Economia de Energia é uma opção de uso emergencial muito útil. É ela quem vai salvar seus últimos % de bateria vitais em que não há nenhuma tomada para carregar a vista.

Porém o preço a se pagar por ativar esta função é um tanto alta, já que diversas funções do seu celular serão alteradas, por exemplo:

  • Desativar apps que funcionam em segundo plano
  • Reduzir o desempenho do processador; 
  • Impossibilitar notificações através de sincronização (como e-mails).
    Para ativá-la, basta descer a barra de notificação e procurar o ícone de uma bateria escrito “Modo de Energia", pronto!

celular sem bateria

Modo Avião pode ajudar

Se sua bateria está realmente no fim, e você precisará continuar utilizando ele até encontrar uma tomada, ativar o Modo Avião pode ser um recurso útil. 

Ao limitar as conexões e redes do celular, este modo fará com que seu celular consuma menos energia e estenda alguns minutos finais antes de desligar. A boa notícia é que mesmo no Modo Avião, é possível manualmente ligar apenas o Wi-Fi e continuar realizando suas tarefas conectado.

#DicadeOuro

Quem nunca perdeu carregadores por cabo arrebentado ou sentiu que uma carga completa de bateria demora demais? Modelos de celulares mais recentes possuem capacidade de serem carregados através da tecnologia contactless, ou melhor dizendo, sem fio.

Na MyMob você encontra modelos de carregadores sem fio fáceis de usar: basta conectar o carregador sem fio a uma tomada, e deixar o aparelho em cima para que comece a ser carregado. Ah e a maior vantagem disso tudo é a velocidade de carregamento que, em geral, é maior do que se comparada à velocidade de carregamento através de fios!

***
Compartilhar: