Blog

Lançamentos

Dia Mundial do Emoji: Apple divulga novidades que vão chegar ainda neste ano

Por Atendimento

|

dia 12/08/2020

Compartilhar:

No último dia 17 de agosto foi comemorado o Dia Mundial do Emoji e, como acontece todos os anos, algumas novidades foram anunciadas. Desta vez foi a vez da Apple liberar algumas imagens de emojis que estarão presentes no iPhone ainda em 2020.

O novo pacote foi aprovado pelo Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que coordena o desenvolvimento dos emojis. O grupo de ícones novos apresenta 13 novos emojis que estarão disponíveis nos iPhones, nos iPads, no Apple Watch e também nos aparelhos equipados com o MacOS (iMac, Mac Mini e Macbook).

Os novos emojis do iPhone

De acordo com a Apple, no total serão 117 novos emojis adicionados nas mais diversas categorias, mas apenas 13 deles foram revelados inicialmente. São os que você confere na imagem abaixo.

A lista inicial inclui: um coração e pulmões anatômicos, um bubble tea, um ninja, o gesto que por aqui significa “um punhado”, um símbolo transgênero, um castor, um boomerang, um pássaro dodô, uma moeda de prata, uma pinhata, uma boneca russa (matrioska) e tamale, prato popular da culinária da América Central.

Além das imagens reveladas, de acordo com o site MacRumors o pacote final contemplará novos itens nas categorias rostos, pessoas, partes do corpo, animais, comida, uso doméstico, itens diversos, vestuário e instrumentos musicais. Boa parte dos novos ícones diz respeito a variações de tom de pele e gênero.

Até o presente momento ainda não há uma data oficial de lançamento dos novos emojis, mas ao que tudo indica eles serão disponibilizados com a chegada do iOS 14, atualização do sistema operacional da Apple prevista para ser liberada a partir do mês de outubro.

Outras novidades do iOS 14

Em um artigo anterior nós já abordamos algumas das novidades do iOS 14. Elas foram anunciadas durante a WWDC 2014, conferência anual de desenvolvedores promovida pela Apple nos Estados Unidos. Os novos recursos já podem ser conferidos na versão beta do sistema operacional, disponível para desenvolvedores.

A lista de novidades inclui novo visual dos widgets, possibilidade de adicionar usuários favoritos no Messages, função de organização de apps automaticamente no Library, interação com apps não instalados (recurso Clips), adição do Translate, recurso Picture-in-Picture no FaceTime, versão do Apple Maps para ciclistas e atualização nas políticas de privacidade.

Os modelos de iPhone que serão compatíveis com o iOS 14 são os seguintes: Isso inclui os seguintes modelos: iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPhone XR, iPhone XS, iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max e iPhone SE 2020.

Novidades também no Apple Watch

Por fim, vale ainda menção de que a Apple liberou no último dia 15 de agosto a versão 6.2.8 do watchOS, o sistema operacional do Apple Watch. Para os brasileiros, a principal novidade é o suporte ao app ECG, que utiliza o relógio para realizar um eletrocardiograma. Esse recurso pode identificar ritmo cardíaco irregular e fibrilações artriais. 

Essas funções já estavam disponíveis nos Estados Unidos, mas somente agora foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para incorporação no produto comercializado por aqui.

***
Compartilhar: