Blog

Curiosidades

Como saber quais apps gastam mais bateria em segundo plano no Android

Por Atendimento

|

dia 12/08/2020

Compartilhar:

A bateria do seu smartphone pode estar durando menos do que deveria em razão de aplicativos funcionando em segundo plano. Muitos usuários não se atentam ao fato de que certos apps continuam consumindo energia mesmo quando não estão na tela principal.

Essa característica pode ocorrer pelas mais diversas razões. O próprio aplicativo em questão pode não ter sido otimizado para ser mais eficiente quando em segundo plano. Falhas como essas são comuns após atualizações de software mal executadas ou com correções insuficientes.

Neste artigo, aprenderemos como descobrir quais aplicativos estão consumindo mais energia em segundo plano e o que fazer para impedir que isso aconteça.

Encontrando aplicativos que gastam a bateria

Esse tutorial se aplica aos smartphones Android, independentemente da versão ou fabricante. Os nomes dos itens de menu podem variar um pouco de um aparelho para outro, mas em linhas gerais o padrão é o mesmo.

Passo 1. Abra o app “Configurações” no Android.

Passo 2. Procure pela opção “Bateria” e toque sobre ela.

Passo 3. Escolha “Uso de bateria” ou equivalente e selecione.

Passo 4. Será exibida uma lista separando o consumo de energia entre hardware e software. Escolha software.

Passo 5. Por fim, acesse a lista de aplicativos. Eles estarão organizados de acordo com o consumo de energia. Dessa forma, você pode identificar quais serviços estão consumindo mais no momento e, se houver algum em segundo plano, então você poderá desabilitá-lo.

Comportamentos inesperados: como identificá-los

Agora que você já sabe como identificar o consumo de bateria dos aplicativos, é hora de compreender o que são comportamentos inesperados. Redes sociais, jogos e aplicativos de vídeo sempre estarão entre os apps com maior consumo de energia e, portanto, não há nada de anormal nisso.

Entretanto, observe o uso que você faz do aplicativo em questão. Por exemplo, suponha que um jogo seja um dos principais responsáveis por sugar a energia da bateria, mas ao longo do dia você não o abriu nenhuma vez. Esse pode ser um indicativo de que o game está utilizando muita energia apenas para enviar e receber notificações.

Apps de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, também buscam atualizações com maior frequência. As notificações que você recebe não são por acaso: elas rodam em segundo plano e, dependendo da demanda, pode ser que o consumo de energia seja alto.

Apps gastando muita bateria: como resolver?

Infelizmente, em muitos casos não adianta apenas fechar o aplicativo em questão. Se ele estiver configurado para receber notificações e atualizações automaticamente, então eles continuarão gastando energia, ainda que em menor quantidade, quando fechados. Para desativar completamente um app, faça o seguinte:

Passo 1. Abra o app “Configurações” no Android.

Passo 2. Escolha a opção “Aplicativos” ou “Apps e notificações”.

Passo 3. Na lista de apps, escolha o app identificado como problemático e toque sobre ele.

Passo 4. Escolha a opção “Forçar parada” ou “forçar interrupção” para desativá-lo.

Por fim, lembre-se de uma regra tradicional do uso de aplicativos em qualquer smartphone: se você já não o utiliza há um bom tempo — há mais de um mês, por exemplo — talvez seja a hora de desinstalá-lo completamente para liberar mais espaço de armazenamento.

***
Compartilhar: