Home / Blog / Dicas / Como rastrear um celular roubado ou perdido

Como rastrear um celular roubado ou perdido

Os roubo de smartphones é um dos problemas mais comuns no Brasil. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, somente na capital paulista foram registrados 15 mil roubos em 2018.

Outro estudo, realizado pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, apontou ainda que pelo menos 47% dos brasileiros já tiveram um celular roubado, sendo que 11% foram vítimas desse tipo de crime mais de três vezes.

Por esses e outros motivos, os aplicativos que permitem rastrear um celular roubado tem feito sucesso junto ao público. Prova disso é que tanto o Google, com o Android, quanto a Apple, com o iOS, incluíram ferramentas nativas em seus sistemas operacionais. Nesse artigo vamos aprender como utilizar esse recurso nos dois sistemas operacionais. 

Importante: se o seu celular foi roubado e por meio do aplicativo você conseguiu descobrir a localização, nós recomendamos que você repasse essa informação para a polícia. Em hipótese alguma tente resolver as coisas sozinho indo atrás dos bandidos, pode ser perigoso e sua vida não vale esse risco.

Como rastrear um celular roubado: iOS (iPhone e iPad)

A Apple conta com um recurso nativo que permite que você saiba em tempo real a localização de um smartphone. Esse recurso é ativado de forma automática quando você faz login na sua conta do iCloud. Se você possui outros dispositivos da Apple, pode buscá-los a partir de qualquer aparelho desde que esteja logado com a mesma conta de usuário. Por exemplo, um iPhone perdido pode ser localizado a partir de um iPad, e vice-versa.

Passo 01: Vá em “Ajustes” e toque no seu nome.

Passo 02: Em seguida, selecione seu iPhone/iPad.

Passo 03: Por fim, toque em “Buscar iPhone”.

Porém, pode ser que você não tenha nenhum outro dispositivo Apple à disposição. Nesse caso, será preciso fazer a busca do aparelho a partir do navegador.

Passo 01: Acesse a URL https://www.icloud.com/#find

Passo 02: Faça login com seu Apple ID.

Passo 03: Ao se conectar no sistema, a localização do seu aparelho será exibida de forma automática no mapa.

A partir da ativação desse recurso, a Apple permite três tipos de ação no seu aparelho, mesmo à distância:

  • Enviar um alerta: um sinal sonoro será emitido pelo aparelho. Caso você esteja nas proximidades, poderá ouvi-lo e localizá-lo com mais facilidade.
  • Modo Perdido: permite o bloqueio remoto do aparelho, impedindo que outra pessoa acesse as suas informações ou utilize o produto.
  • Apagar iPhone: apaga completamente todos os dados do aparelho, restaurando-o ao modo de fábrica. Porém, ao fazer isso, o sistema de busca é também desativado.

Como rastrear um celular roubado: Android

O modo de localização de um celular Android é bastante similar ao do iOS. Para que ele funcione perfeitamente, a opção de rastreamento precisa estar habilitada. A ativação desse recurso é feita da seguinte forma:

Passo 01: Acesse “Configurações”.

Passo 02: Vá em “Segurança” e localize a opção “Buscar Meu Telefone”.

Passo 03: Ative o recurso “Serviço de Localização do Google”.

Feito isso, certifique-se de que estejam ativados o Wi-Fi, o 3G/4G e o GPS do celular.  A localização do aparelho é feito por meio de um serviço chamado Gerenciador de Dispositivos. Você pode ter diversos aparelhos sob o mesmo sistema, desde que estejam logados com a mesma conta.

Passo 01: Acesse a URL https://www.google.com/android/find

Passo 02: Faça login com a sua conta do Google.

Passo 03: Ao se conectar no sistema, a localização do seu aparelho será exibida de forma automática no mapa.

A partir da ativação desse recurso, o Google permite três tipos de ação no seu aparelho, mesmo à distância:

  • Reproduzir som: um sinal sonoro será emitido pelo aparelho. Caso você esteja nas proximidades, poderá ouvi-lo e localizá-lo com mais facilidade.
  • Bloquear: permite o bloqueio remoto do aparelho, impedindo que outra pessoa acesse as suas informações ou utilize o produto.
  • Limpar: apaga completamente todos os dados do aparelho, restaurando-o ao modo de fábrica. Porém, ao fazer isso, o sistema de busca é também desativado.

***

Além de furtos, o seu celular pode sofrer outros tipos de acidentes como quedas e arranhões. Para esses problemas você pode sempre contar com os serviços e produtos da MyMob. Encontre a unidade mais próxima a você!