Blog

Curiosidades

Como descobrir se o WhatsApp foi clonado?

Por Atendimento

|

dia 14/12/2020

Compartilhar:

Assim como o WhatsApp se tornou a principal forma de comunicação entre os brasileiros, o aplicativo também é o mais visado por pessoal mal intencionadas para aplicação de golpes. 

As reclamações por ter o WhatsApp clonado são recorrentes e volta e meia vemos alguém que se tonou vítima desse tipo de golpe. Porém, você sabe reconhecer se o seu WhatsApp foi clonado ou não? E mais: como reverter essa situação e reaver a conta em caso de invasão?

Como descobrir se o WhatsApp foi clonado?

A boa notícia é: se alguém clonou o seu número de WhatsApp você ficará sabendo rápido que isso aconteceu. Isso se explica pelo fato de que o sistema do mensageiro utiliza a verificação do número de telefone como validação na hora da conexão. Em outras palavras, é impossível que dois números idênticos se conectem simultaneamente em locais diferentes ao mensageiro.

Portanto, o primeiro sinal de alerta é ver se o seu número ainda está conectado ou não. Se você for desconectado por alguma razão, refaça o processo de verificação e autenticação do telefone. É como se você estivesse usando o WhatsApp pela primeira vez em um aparelho novo. Isso fará que outras contas sejam desconectadas imediatamente.

Fique atento: mensagens para seus contatos são comuns em golpes

Uma vez que alguém clona o seu número de WhatsApp, os bandidos se aproveitam para agir rapidamente enquanto você não percebe o golpe. De posse da sua lista de contatos, eles costumam enviar mensagens de texto, fotos ou vídeos, geralmente com links maliciosos e que podem resultar no roubo de dados em outros aparelhos.

É importante orientar seus amigos e familiares para que casos eles recebam mensagens que pareçam suspeitas tentem entrar em contato com você de outras maneiras para validar a informação. Ao perceber que houve uma tentativa de clonagem, acesse o WhatsApp Web no seu computador e clique na opção “Sair de todos os computadores”.

O que fazer caso o celular tenha sido roubado?

O ideal é que você tenha algum tipo de proteção por senha no seu WhatsApp, mas se não for o caso, é possível solicitar ajuda pelo suporte do aplicativo.

Passo 1. Envie um e-mail para support@whatsapp.com. No assunto da mensagem, escreva o seguinte:

“Perdido/roubado: por favor, desative minha conta” + número no formato internacional

O número no formato internacional de um celular de São Paulo ficaria algo assim: +55-11-99999-9999. Isso fará com que a sua conta seja desativada o mais breve possível e você terá um prazo de até 30 dias para tentar recuperá-la.

Verificação em duas etapas: ative para evitar problemas

A melhor maneira de impedir que a sua conta do WhatsApp seja clonada é ativando a chamada “Verificação de duas etapas”. Nesse caso, sempre que for acessar o WhatsApp a partir de um novo dispositivo, uma mensagem de texto será enviada com um código. Sem ele não será possível acessar a conta.

Passo 1. Na tela inicial do WhatsApp, toque no ícone de menu (os três pontinhos). 

Passo 2. Selecione a opção “Configurações”.

Passo 3. Vá na opção “Conta”.

Passo 4. Em “Verificação em duas etapas”, toque em “Ativar” e prossiga para definir o código PIN. Importante: memorize ou anote essa informação em local seguro, pois sem ela você não conseguirá autenticar o WhatsApp sempre que necessário.

Além do PIN, informe ainda um endereço de e-mail válido para recuperar a sua conta caso perca o número de verificação. Assim, se você esquecer essa senha, é para esse endereço de e-mail que será enviado um passo a passo da recuperação da conta.

***
Compartilhar: