Blog

Dicas

Como criar uma chamada de vídeo com até 50 pessoas no WhatsApp

Por Atendimento

|

dia 24/07/2020

Compartilhar:

As videoconferências estão em alta e prova disso é o sucesso que aplicativos do gênero estão fazendo. Na lista dos mais baixados da Play Store e da App Store há vários deles destinados a comunicação em vídeo.

Porém, o que talvez você não saiba é que a solução já está instalada no seu smartphone. Estamos falando do WhatsApp, o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros. Até pouco tempo o serviço suportava conferências em vídeo com no máximo seis pessoas. Porém, devido à pandemia de coronavírus esse número claramente se tornou insuficiente.

A solução imediata encontrada pelos desenvolvedores foi recorrer a uma ferramenta concorrente, mas pertencente à mesma empresa. Graças a uma integração com o Facebook Messenger o número de contatos possíveis em uma única chamada foi ampliado para 50. Agora provavelmente cabe todos os seus amigos em uma mesma chamada, não é?

Neste artigo vamos aprender o passo a passo de como utilizar esse recurso. O tutorial é válido tanto para quem utiliza iOS quanto para quem tem um smartphone Android.

Como criar uma chamada de vídeo no WhatsApp

Criar uma chamada de vídeo no WhatsApp é bastante simples. A principal novidade neste recurso é o fato de que agora ele suporta até 50 pessoas simultaneamente. Isso foi possível graças a uma integração com o Facebook Messenger. Veja como criar uma sala para dezenas de pessoas.

Passo 1. Abra o aplicativo WhatsApp.

Passo 2. Toque no ícone de conversa, no canto inferior direito. 

Passo 3. Escolha a opção “Novo grupo”.

Passo 4. Na sua lista de contatos, escolha aquelas que você gostaria que participassem da conversa.

Passo 5. Dê um nome ao grupo e toque em “Criar”.

Passo 6. Uma vez que o grupo esteja criado, toque no sinal de “+” e escolha a opção “Sala”.

Passo 7. Na mensagem seguinte, escolha “Continuar no Messenger”.

Pronto! Agora é só aguardar até que os demais usuários entrem na sala. Um link também é gerado e você pode compartilhá-lo com outras pessoas para que elas também possam entrar na transmissão.

Outras soluções para videoconferência

Além do próprio WhatsApp, há uma lista extensa de aplicativos que permitem a realização de chamadas em vídeo. Porém, há variações entre eles no que diz respeito ao número máximo de participantes. Alguns permitem mais usuários na versão paga, como é o caso do Google Meet. Veja algumas alternativas:

  • Google Meet – Tem limite para até 10 pessoas por conferência ou 25 em planos corporativos. Está com preços e condições promocionais durante a pandemia.
  • Zoom – Este se tornou um dos serviços de videoconferência mais populares durante a quarentena. Permite até 100 pessoas em uma mesma conferência, mas na versão paga as reuniões não podem durar mais do que 40 minutos.
  • Facebook Messenger – Se você quer utilizar diretamente o Facebook Messenger também poderá reunir até 50 pessoas em uma mesma conferência. A principal vantagem aqui é o fato de que ele funciona não apenas nos smartphones, mas também no PC.
  • Instagram – Por fim, o Instagram também permite que os usuários conversem por meio de videoconferência. A desvantagem é o limite: apenas 6 pessoas simultaneamente. Esse recurso está disponível apenas nos smartphones.
***
Compartilhar: