Blog

Dicas

Veja como é simples rotear o sinal de internet do seu iPhone para acessar a internet a partir de outros dispositivos.

Por Atendimento

|

dia 31/01/2020

Compartilhar:

Você sabia que é possível compartilhar a internet do seu iPhone para acessar a rede a partir de outros dispositivos. Por exemplo, se você está em um local sem Wi-Fi, mas seu 4G/3G funciona normalmente, então é possível transformar o celular em um ponto de acesso.

Você também pode quebrar um galho para os seus amigos, permitindo que eles acesse a internet a partir do seu plano de dados. Para isso, vamos aprender a como configurar o iPhone para compartilhar internet e, depois, quais são as maneiras de acesso para desfrutar de uma rede. 

Como configurar seu iPhone para compartilhar internet

Antes de tudo, é importante lembrar que deve haver um chip com plano de dados habilitado no seu celular para que seja possível compartilhar internet. Algumas operadoras podem restringir esse tipo de opção. Isso ocorre geralmente em planos pré-pago ou de duração limitada. Nesse caso, as alternativas apresentadas abaixo não estarão disponíveis.

  1. Abra o app “Ajustes”.
  2. Em seguida, na opção “Celular” ou “Ajustes”, toque em “Acesso Pessoal”.
  3. Depois, ative esta opção.
  4. Se é a primeira vez que você ativa um ponto de acesso no smartphone, então será solicitado que você cadastre uma senha. Essa senha servirá para confirmar a conexão na rede que será criada.

Como acessar a internet a partir de um ponto de acesso

Existem diversas maneiras de acessar um ponto de acesso. O método mais tradicional é via Wi-Fi, mas via USB ou Bluetooth também são opções válidas. 

Via Wi-Fi

  1. A partir de um iPhone, abra “Ajustes”.
  2. Toque em “Wi-Fi” e localize a nova rede. Em geral ela tem o mesmo nome do seu celular.
  3. Toque sobre ela e digite a senha que acabou de ser definida.

Se estiver acessando a partir de um PC, o passo a passo é o mesmo de conexão a qualquer outra rede Wi-Fi.

Via USB

Nesse caso, para acesso via USB um Mac ou PC devem ter a versão mais recente do iTunes instalada. Em seguida, basta conectar o smartphone ao computador com o cabo USB. Quando surgir a mensagem “Confiar neste computador” escolha “Confiar”.

Via Bluetooth

Por fim, é possível compartilhar os dados de internet via Bluetooth. O passo a passo é bastante similar ao compartilhamento via Wi-Fi.

  1. No iPhone, vá em “Ajustes” e, depois, em “Bluetooth”.
  2. Em seguida, seja no Mac ou no PC, acesse as configurações de uma rede Bluetooth e localize o seu iPhone na rede.

Desative as opções de compartilhamento após a utilização

É importante que após utilizar o compartilhamento de internet você se lembre de desativar essa opção. Além de ser uma forma segura de impedir que outras pessoas tenham acesso ao seu dispositivo, a desativação também evita que você gaste o seu plano de dados sem necessidade.

Lembre-se: essa opção deve ser utilizada em casos de emergência e para consultas pontuais. Evite navegar por muito tempo no PC usando o celular como ponto de acesso, pois o consumo de banda do seu plano de dados pode atingir níveis mais altos do que o normal em menos tempo.

Fonte: Superte Apple e WikiHow

***
Compartilhar: