Blog

Acessórios

Como fazer para conectar o controle do PS5 no seu smartphone Android

Por Atendimento

|

dia 10/03/2021

Compartilhar:

Lançado em 2020, o PS5 trouxe consigo um controle completamente novo — e de certa forma até mesmo revolucionário. O DualSense traz consigo sistemas de imersão e aprofundamento em games, além de ser um modelo muito confortável no encaixe das mãos, ou seja, perfeito para quem ama passar um tempo jogando em videogames ou até mesmo celular. 

Sim, com este controle é possível conectar no Android e aproveitá-lo como se fosse qualquer outro joystick. Neste guia ensinamos passo a passo de como conectar controle do PS5 no seu celular, vamos lá:

Conectando o controle de PS5 no Android

Passo 1. Deslize a tela de cima para baixo no seu smartphone Android para abrir o menu rápido de Ferramentas;

Passo 2. Clique no ícone de engrenagem que fica no canto direito inferior, e abra o menu “Dispositivos conectados”, este é o menu de Bluetooth no Android, ative-o;

Passo 3. Agora com o controle DualSense em mãos, segure o botão “Share” (canto esquerdo do controle) e simultaneamente aperte o botão PS (o botão do meio com a logo da Playstation).

Passo 4. Verifique se uma luz azul começará a piscar. Se sim, o modo pareamento bluetooth do controle foi ativado. Caso ainda não, refaça o processo e não esqueça de apertar os dois botões ao mesmo tempo;

Passo 5. No menu Bluetooth do seu Android agora começará a aparecer um joystick com o nome “Wireless Controller/Controle” , clique para conectar e selecione OK para parear o seu aparelho com o DualSense;

Caso não esteja aparecendo o controle ainda, no topo deste menu há uma opção “Parear novo dispositivo”, clique e espere alguns segundos, provavelmente o controle logo aparecerá como descrito antes.

Se estiver tudo certo com a conexão entre o smartphone Android e o controle do PS5, ele irá parar de piscar azul.

Pronto, agora que ensinamos como conectar controle do ps5 ao seu smartphone Android, você pode usar para diversos jogos que permitem o uso de joystick, como o famoso Fortnite por exemplo. Mas vale lembrar que infelizmente ainda quase nenhum jogo de celular irá fazer uso completo das inúmeras e incríveis funções que o DualSense tem, será um uso mais genérico mesmo.

Aproveite para testar a função Remote Play

Uma função muito legal a ser explorada agora com seu controle pareado ao seu smartphone, é o Remote Play (ou Uso Remoto). Disponível desde a geração do PS4, este modo permite que você transmita a gameplay do seu videogame para um aparelho como celular ou até mesmo um computador, e jogue nele como se estivesse jogando no console. 

Entretanto, este modo de jogar é um tanto limitado, pois precisa que o seu PS esteja ligado na mesma rede de internet que os outros aparelhos, e mesmo o trabalho duro de processamento ficando com o videogame, em alguns momentos a jogabilidade pode dar uma travada em momentos que a conexão não fique 100%.Tendo isso em mente, é um modo divertido de às vezes querer jogar em lugares que a TV ficaria longe, como na cama por exemplo.

Configure o videogame

No menu inicial do PS, vá até “Configurações” e abra “Configurações de conexão para o Uso remoto”. Deixe selecionada a opção “Habilitar uso remoto” e pronto.

Ah para facilitar a vida de jogabilidade remota, faça o seguinte:

Passo 1. Volte para o menu “Configurações”;

Passo 2. Clique em “Configurações de economia de energia” e então em “Definir os recursos disponíveis no modo de repouso”;

Passo 3. Aqui ative as opções “Continuar conectado à internet” e “Habilitar a opção de ligar o PS a partir da rede”

Isso fará com que mesmo em modo repouso, o que é necessário para que a Remote Play funcione, você consiga jogar sem medo do PS desligar por inatividade.

Agora é a vez do dispositivo a ser usado

Caso vá utilizar a Remote Play em smartphones, procure o app “PS Remote Play” na Google Play ou App Store e baixe. Conecte com a sua conta da PSN e então o aplicativo começará a procurar o console mais próximo — então não esqueça de deixá-lo ligado durante todo este processo. 

Agora se o aparelho escolhido para transmitir a jogatina será o PC, baixe o aplicativo PS4 Remote Play, é o mesmo que o do celular, mas aqui ele fará a conexão especificamente entre seu PC e o videogame. Faça então o mesmo processo de registrar a sua PSN à este aparelho. 

O fator limitante desta escolha é que computadores não possuem conexão bluetooth em sua grande maioria, então para jogar com o controle de PS5 nele será necessário usar um cabo USB, pode ser o mesmo que vem junto com ele inclusive.

***
Compartilhar: