Blog

Acessórios

O celular não reconhece o chip? Saiba como resolver

Por Atendimento

|

dia 21/10/2020

Compartilhar:

É bem possível que você já tenha passado por esse tipo de problema: ao inserir um chip no celular, por alguma razão ele não é reconhecido. Por mais que os SIM cards tenham evoluído com o passar dos anos, eles ainda são uma forma de identificação com mais de uma década de uso.

Existem diversas hipóteses de problemas possíveis para que um chip não seja reconhecido de imediato pelo celular. Desde problemas na rede, no aparelho ou no próprio chip, nenhuma possibilidade pode ser descartada até que você faça alguns dos testes que sugerimos abaixo. Em linhas gerais, as regras se aplicam tanto ao Android quanto ao iOS.

1. Reinicie o celular

O simples ato de desligar o celular e ligá-lo novamente pode ser suficiente para resolver o não reconhecimento de um chip. Ao forçar o reinício as conexões serão testadas novamente e na maioria dos casos isso é suficiente para que o SIM card seja reconhecido.

2. Retire o chip da bandeja e recoloque-o

SIM cards mal colocados também são uma das causas mais comuns de não reconhecimento do chip em celulares. Como existem pelo menos três tamanhos distintos, alguns deles podem ser incompatíveis com o seu aparelho. Além disso, há o risco de você ter colocado o chip ao contrário.

3. Escolha a rede manualmente

Os smartphones são configurados para encontrarem a rede local de forma automática, mas problemas temporários podem fazer com que elas fiquem inacessíveis. Você pode forçar uma atualização manual para resolver o problema: vá em “Configurações”, “Redes Móveis”, “Operadoras de rede” e escolha “Pesquisar Redes”.

4. Limpe o chip

SIM cards sujos ou sem uso há muito tempo podem apresentar problemas de conexão nos contatos. A solução é limpá-lo com um pano macio e seco e verificar se não há riscos ou danos aparentes. Se houver algum desgaste mais profundo, então será preciso trocar o chip em definitivo.

5. Teste o SIM card em outro aparelho

Existe ainda a possibilidade que o problema não seja do chip em si, mas sim do aparelho. Para tirar essa dúvida é simples: teste o SIM card em outro aparelho. Se ele funcionar, então é sinal de que o problema não está no chip. Agora, se ele também não funcionar, considere a troca do chip em definitivo.

6. Limpe o cache de dados

No sistema operacional Android, o cache de dados pode ser um dos responsáveis pela não identificação do chip. Vá em “Configurações”, “Armazenamento”, “Armazenamento interno” e “Dados em cache” e toque na opção para excluir os dados. Reinicie o aparelho em seguida para que um novo teste de conexão seja realizado.

7. Verifique a área de cobertura

Será que você não está em um local no qual a sua operadora não tem cobertura? Esse problema é frequente em regiões mais afastadas dos grandes centros. Nesses casos, o sinal simplesmente “some” em alguns pontos, mas volta quando você retorna a locais com maior densidade demográfica.

8. Verifique se não há um problema com a operadora

Todas as operadoras disponibilizam serviços gratuitos para que um chip em questão possa ser verificado. Utilize um outro telefone para ligar e obter informações sobre o seu SIM card. Os números das principais operadoras são os seguintes:

  • Claro: 1052
  • TIM: 1056
  • OI: 1057
  • Vivo: 1058

9. Verifique o IMEI do aparelho

O IMEI é uma espécie de RG de um smartphone. Celulares roubados ou perdidos podem ter o IMEI bloqueado a pedido do proprietário e quando isso acontece eles deixam de reconhecer SIM cards. Disque o código * # 0 6 * para obter o número do IMEI. Se a mensagem retornada for “Desconhecido”, isso indica algum problema no aparelho.

10. Tente uma restauração de fábrica

Por fim, se nenhuma das alternativas acima funcionar, a solução pode estar na restauração do aparelho às configurações de fábrica. Vá em “Configurações”, “Backup e Redefinir” e “Restauração de fábrica”. Todos os dados salvos no aparelho serão apagados, mas no retorno o SIM card poderá funcionar. Se ainda assim ele não for identificado, procure a loja da sua operadora ou uma assistência técnica.

***
Compartilhar: