Blog

Tecnologia

Bluetooth: entenda os tipos e diferentes versões dessa tecnologia

Por Atendimento

|

dia 17/03/2021

Compartilhar:

O Bluetooth surgiu na década de 1990 e tem um objetivo simples: dispensar o uso de fios na comunicação entre diferentes dispositivos. Em algum momento da sua vida, ou todos os dias, você deve usar essa tecnologia de transmissão de dados. Mas, você sabe a diferença versão Bluetooth?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é a tecnologia, como ela surgiu, suas diferentes versões e porque é importante você saber tudo isso. Acompanhe!

O que é a tecnologia Bluetooth?

O Bluetooth é uma tecnologia de conexão sem fio, que nos permite transmitir dados e arquivos, através do nosso celular, notebook, caixa de som, mouse, teclado, etc. 

O sistema usa frequência de rádio de ondas curtas, que têm baixo alcance e mais uma vantagem: consome pouca energia. Para que a conexão funcione perfeitamente, é preciso que você respeite a distância específica, de acordo com as classes do Bluetooth, que são:

  • Classe 1: Possui potência máxima de 100 mW (20 dBm) e tem alcance máximo de 100 metros;
  • Classe 2: Tem potência máxima de 2,5 mW (4 dBm) e tem alcance de até 10 metros;
  • Classe 3: Chega a uma potência de 1 mW (0 dBm), com alcance de 1 metro. 

A velocidade de transmissão das informações varia de acordo com a versão e compatibilidade dos equipamentos. Logo mais, nós explicaremos como funciona cada versão. 

Como nasceu o Bluetooth?

O Bluetooth nasceu da necessidade de um engenheiro holandês de resolver um problema: conectar dois dispositivos, em uma distância pequena, sem precisar de cabos. A tecnologia começou a ser desenvolvida em 1994, por Jaap Haartsen. 

O engenheiro tocou o projeto sozinho por um tempo, mas em 1998, ganhou o apoio de diversas empresas, como Nokia, Intel e Toshiba e assim, nasceu o Bluetooth SIG. O suporte dessas companhias foi essencial para que a tecnologia saísse do papel e ganhasse a proporção e importância que tem hoje. 

Após o desenvolvimento, a partir de 1999, as primeiras especificações da tecnologia foram disponibilizadas para as empresas, para que desenvolvessem seus produtos. Foi nos anos 2000, que os consumidores começaram a encontrar equipamentos com Bluetooth no mercado. 

Mas, como surgiu o nome Bluetooth?

O nome surgiu, após amigos suecos de Haartsen contarem a ele uma história de um rei nórdico, que ficou conhecido por unir a Noruega e Dinamarca, do mesmo jeito que o Bluetooth une dispositivos. 

Esse rei se chamava Harald Bluetooth e viveu por volta de 950 d.C. A logo possui a letra H (de Harald) e a letra B (vinda do alfabeto rúnico). O símbolo surgiu por meio de uma sugestão do marketing do consórcio de empresas que desenvolveu a tecnologia e que conheciam a história do rei viking. 

Entenda as diferentes versões de Bluetooth

Desde a sua criação, o Bluetooth já passou por diversas versões, até a que temos hoje que é a 5.0. 

1. Bluetooth 1.0

A primeira versão foi criada em 1994 e tinha uma frequência de 721 kbps. No início, era muito funcional, mas assim que outras tecnologias foram surgindo, essa versão ficou defasada. Um ano depois, passou a existir a variação 1.1. 

2. Bluetooth 2.0

Esta versão veio com diversas melhorias e era muito mais rápido, tendo 3 Mb/s e já consumia menos energia. Em 2004, o Bluetooth veio com o padrão Enhanced Data Rate (EDR), que permitiu triplicar a transferência de dados.

3. Bluetooth  3.0

Em 2009, chegou o Bluetooth 3.0. Além de ser mais seguro, ainda tinha taxas muito mais altas de velocidade de transferência de dados. Os consumidores que tinham equipamentos compatíveis, tinham acesso a 24 Mb/s de transferência. Os desenvolvedores também seguiram investindo em um controle mais inteligente do consumo de energia. 

4. Bluetooth 4.0

Também lançado em 2009, o principal diferencial dessa versão, foi o foco em exigir menor energia dos equipamentos, quando o dispositivo fica ocioso. Com a diminuição de dados a serem transmitidos, a tecnologia fica em uma espécie de modo de descanso, que faz com que ajude a conservar a bateria do telefone, relógio, ou outro eletrônico. 

5. Bluetooth 5.0

A versão 5.0 é a mais revolucionária. Ela trouxe muito mais funcionalidades que as demais, como por exemplo: 

  • Permite que aparelhos se comuniquem com mais de 40 metros de distância;
  • Suporte para que mais dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo;
  • Maior segurança e diminuição dos riscos de interferência via Wi-Fi;
  • Facilita a geolocalização dos equipamentos;
  • Maior controle sobre o consumo de energia. 

Tudo isso veio para facilitar e atender às demandas da internet das coisas, que depende de vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.

6. Bluetooth LE

Esta versão, é muito parecida com a 4.0, que prioriza o baixo consumo de energia. Chamado de Bluetooth Low Energy, é muito usado em smartwatches, pulseiras inteligentes, acessórios médicos portáteis e outros aparelhos. Isso porque, esses eletrônicos possuem baterias de baixa capacidade, que dependem do melhor aproveitamento possível de energia. 

O futuro do Bluetooth

Atualmente as empresas têm trabalhado com o Bluetooth 5.1. Já existem estudos e projetos para uma nova versão, mas elas devem se manter no mesmo ritmo das demais: investimento em menor consumo de energia e melhora na segurança. 

Por que é importante saber a diferença de versões ao comprar aparelhos celulares ou acessórios?

É importante que você conheça todas as gerações, devido a compatibilidade dos equipamentos que possui. Isso porque, você só vai conseguir usar todos os recursos de determinada versão, se possuir um celular, computador ou outro aparelho, com uma versão compatível. 

Você não vai encontrar aparelhos que tenham algum tipo de trava ou bloqueio, porque possuem diferentes versões do Bluetooth. O que vai acontecer, é que a taxa de transferência de informações vai ser menor. Resumindo: de nada adianta seu celular ter Bluetooth 5.0, se o seu fone de ouvido está em uma versão anterior. 

Esperamos ter ajudado você a entender o que é o Bluetooth e suas versões. Se você está procurando um acessório compatível com o seu eletrônico, procure a MyMob. A loja possui uma diversidade de produtos como fones de ouvido e carregadores. 

***
Compartilhar: