Home / Blog / Dicas / Bem-estar digital: veja como apps podem ajudar a diminuir o tempo no celular

Bem-estar digital: veja como apps podem ajudar a diminuir o tempo no celular

O uso excessivo de celular pode ser considerado um risco para a saúde. Há inúmeras pesquisas que mostram os malefícios de passar mais tempo do que o necessário utilizando as funcionalidades de um aparelho.

Pensando nisso, a maioria dos fabricantes tem incluído nos sistemas operacionais recursos que permitem mensurar o uso e tomar medidas para reduzir o consumo. Prova disso é que tanto o Google quanto a Apple colocaram o bem-estar digital como prioridade nos últimos dois anos.

1. Apple: recurso Digital Health

A Apple foi uma das primeiras empresas a incluir um recurso de bem-estar digital em seu sistema operacional. Desde o lançamento do iOS 12, no segundo semestre de 2018, a empresa incluiu o Digital Health entre os aplicativos embarcados no SO.

Ele serve para mensurar o tempo de uso de cada aplicativo, dando ao usuário um panorama geral sobre quanto tempo está gastando com cada serviço. Todos os aparelhos da Apple compatíveis com o iOS 12 ou iOS 13 já podem desfrutar desse recurso, não sendo preciso baixar nenhum app.

2. Android: recurso Dashboard

O Google também lançou recentemente uma ferramenta similar: o chamado Dashboard faz exatamente a mesma coisa, ou seja, informa quanto tempo você passou com o seu smartphone em mãos. Ele estará disponível em todos os celulares a partir do Android 10.0.

No Android 9.0 ele é opcional e alguns fabricantes têm incluído esse recurso. Assim como no app da Apple, é possível suspender o uso de apps após estourar o limite de tempo pré-definido ou, ainda, receber alertar sempre que as suas médias forem ultrapassadas.

3. Family Link

Outra solução inteligente a ser considerada é o Family Link. Trata-se de um aplicativo do Google disponível para Android e iOS. A ideia dele é que os pais possam controlar o tempo de uso do smartphone dos filhos, a partir de contas Google vinculadas.

Além de visualizar em tempo real o tempo de atividade em cada app, é possível estipular limites ou mesmo proibições, de uso ou de compras. Ainda, baseado na faixa etária do seu filho, o app mostra sugestões de aplicativos educativos, recomendados por professores e especialistas, para que seus filhos possam baixar.

4. Forest: mantenha o foco

Além dos apps e serviços oficiais disponibilizados por Apple e Google, há também recursos criados por desenvolvedores para auxiliar nessa tarefa. É o caso do Forest, disponível para Android e iOS. Ele utiliza a gamificação como incentivo para que você reduza o uso do smartphone.

Quando você deixa de lado o celular, uma pequena sementinha começa a florescer. Para que ela se transforme em árvore, é preciso cumprir as metas de tempo. Caso contrário, a flor murcha e é preciso começar do zero. É o seu senso de responsabilidade o grande segredo para se dar bem no jogo.

5. Study Bunny

Com proposta similar à do Forest, o Study Bunny é outra alternativa para ficar longe do celular, especialmente se você precisa estudar. Depois de configurar o tempo, basta ficar longe do aparelho para ganhar moedas e evoluir seu coelhinho.

A interface simples e atrativa faz dele um app agradável tanto para adultos quanto para crianças. Todos os meses novos itens são adicionados. O app é completamente gratuito e está disponível para Android e iOS.

.....

Quais são as táticas que você utiliza para passar menos tempo no celular? Os apps de bem-estar digital são suficientes para mantê-lo concentrado e produtivo? Contribua deixando as suas dicas nos comentários.