Blog

Dicas

5 apps de bem-estar digital no Android para você baixar

Por Atendimento

|

dia 28/09/2020

Compartilhar:

Se por um lado os smartphones estão cada vez mais inteligentes e úteis, por outro aumentou a nossa dependência desses aparelhos. Um estudo realizado pela Hoopsuite em parceria com a We Are Social demonstrou que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet.

Os números de 2019 mostram quem as pessoas passam em média 6h42 por dia conectadas à internet. No Brasil, esse índice chega a impressionantes 9h29 por dia. É como se passássemos 145 dos 365 dias do ano online.

Pensando em frear a dependência dos usuários, desenvolvedoras como Apple e Google têm introduzido em seus sistemas operacionais recursos que permitam monitorar e até mesmo bloquear o uso excessivo diário. É o caso das ferramentas que apresentamos aqui.

Elas são experimentos realizados pela equipe de desenvolvimento do Google e estão disponíveis para download gratuito na Google Play Store. Conheça as novidades em caráter experimental que o Google está oferecendo para os usuários aprimorarem o chamado bem-estar digital.

1. Unlock Clock

Quantas vezes você toca o seu smartphone por dia? Dados publicados pelo site Dscouts apontam que, em média, tocamos nossos celulares 2.617 vezes por dia. Isso nos consome um tempo correspondente a 145 minutos. Parece muito, não é mesmo? Pois você pode tirar a prova e calcular a sua própria.

O Unlock Clock é um aplicativo que soma todas as vezes que você desbloqueia seu celular. Sempre que você ativar a tela um número será adicionado ao contador. Funcionando como uma espécie de live wallpaper, ele estará ali sempre presente para alertá-lo sobre o uso excessivo do aparelho.

Conheça o app Unlock Clock para Android

2. Post Box

Muitas das interações que temos com o smartphone são causadas pelas notificações que chegam a todo instante. E-mails, redes sociais e mensageiros estão entre os aplicativos que mais demandam a nossa atenção e aprender a lidar com essas notificações pode representar mais concentração.

O Post Box se propõe a ser uma espécie de filtro de notificações. Basta agendar um horário para que todas elas cheguem de uma só vez. Assim, você consegue intervalos maiores de tempo sem distrações e pode render mais no trabalho ou nos estudos.

Conheça o app Post Box para Android

3. We Flip

Quantos minutos você aguenta ficar em uma mesa de bar com os amigos sem olhar o celular? Alguns são mais resistentes e passam horas sem ver o aparelho, enquanto outros não conseguem manter a concentração por mais do que 15 minutos. 

A solução encontrada pelos desenvolvedores do We Flip foi gamificar essa experiência. Para isso, basta que todos os usuários se conectem a uma sessão do jogo e, depois, virem a tela do celular para baixo. O primeiro que desvirar o aparelho perde. A proposta aqui é proporcionar maior bem-estar digital ao vencedor do jogo.

Conheça o app We Flip para Android

4. Morph

O Morph permite que você configure vários perfis de uso do celular de acordo com as horas do dia. Por exemplo, no seu horário de trabalho, certos tipos de aplicativos podem ser bloqueados. Já nas horas de lazer, outro grupo pode ser configurado.

A ideia é que o usuário tenha controle total sobre as ações e possa aproveitar apenas conteúdos que tenham relação com aquele momento. Ideal para quem não resiste àquela olhada nas redes sociais durante os estudos ou para quem costuma trabalhar fora de hora.

Conheça o app Morph para Android

5. Desert Island

Imagine que você foi parar em uma ilha deserta e por lá somente alguns poucos apps funcionam: quais você escolheria? Essa é proposta do Desert Island, uma espécie de jogo que permite a criação de padrões de uso que têm validade por 24 horas.

Para ganhar pontos você deve encarar o desafio e não usar nenhum app que não esteja na lista de permitidos durante o período. Parece simples, mas não é tão fácil: há limites de quantos apps podem ser configurados e em muitos casos será impossível resistir à tentação.

Conheça o app Desert Island para Android

***
Compartilhar: