Blog

Dicas

10 aplicativos para aumentar a segurança do seu celular

Por Atendimento

|

dia 05/09/2019

Compartilhar:

Quando se fala em aplicativos de segurança para o celular, a primeira coisa que vem na cabeça dos usuários são os antivírus e os antimalwares. Eles são importantes em qualquer SO, mas não são as únicas alternativas a serem consideradas.

Há um grande número de apps que não se enquadram nessa categoria e que também servem para aumentar a sua segurança. São gerenciadores de permissões, protetores de pastas, rastreadores de sinal e monitores de dados, entre outros.

Ter alguns deles instalados em seu smartphone pode manter os seus dados mais protegidos caso seu celular caia em mãos erradas. Nesse artigo, selecionamos dez apps capazes de proporcionar mais segurança para as suas informações.

1. Last Password Manager

Ter um gerenciador de senhas instalado em seu smartphone é a garantia de proteção adicional em certos aplicativos. Apps como o WhatsApp e o Telegram, por exemplo, podem ser acessados livremente por aqueles que conseguirem colocar as mãos no seu aparelho.

O Last Pass Password Manager é uma boa opção gratuita para adicionar uma camada de proteção. Porém, tome cuidado com a senha mestra criada para o aplicativo: ela passa a ser a porta de entrada para todas as senhas que que você adicione ao serviço.

2. Resilio Sync

O Resilio Sync funciona como uma espécie de Google Drive particular. Isso porque ele permite que você transforme o seu PC em um servidor na nuvem. Em outras palavras, você pode sincronizar arquivos entre o seu smartphone e o PC sem que terceiros tenham acesso a essas informações.

Completamente gratuito, esse é um app que pode auxiliar bastante o usuário, não só em termos de segurança, mas também pelo fato de criar um espaço de armazenamento adicional para os dados do seu celular. Outro ponto positivo: é simples de ser utilizado mesmo por aqueles que nunca acessaram um app do gênero. 

3. Signal

Em tempos em que mensagens do Telegram e do WhatsApp são hackeadas, apesar da segurança que os dois aplicativos proporcionam, uma boa saída é recorrer a um mensageiro ainda mais seguro. O Signal adota um sistema ainda mais avançado de criptografia.

Para se ter uma ideia, esse era o aplicativo usado por Edward Snowden, o ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que revelou ao mundo práticas de espionagem do governo norte-americano. É completamente gratuito e possui recursos similares aos de outros mensageiros.

4. Orfox

Disponível apenas para Android, o Orfox é um navegador parte do projeto Tor. Trata-se de um conjunto de aplicativos que visa proporcionar mais privacidade na navegação. Embora eles não sejam tão eficientes quanto as versões para PC, são igualmente úteis.

Segundo os desenvolvedores, o Orfox (ainda em versão beta), seus diferenciais incluem zero tecnologias de rastreamento e vigilância, permitindo que os usuários possam acessar qualquer tipo de conteúdo sem deixar rastros. Com código aberto, o Orfox foi construído sobre o motor do Mozilla Firefox.

5. Haven: Keep Watch

Outra boa pedida em termos de segurança é o Haven: Keep Watch. Trata-se de um app que identifica “movimentos estranhos” no seu aparelho. Para que ele funcione bem é preciso que você tenha um smartphone reserva.

Por exemplo, se você deixar o celular em algum local e alguém movê-lo de lá, automaticamente uma mensagem é enviada para o seu celular reserva. O mesmo vale para eventuais perdas de energia, fruto do desbloqueio ou do uso do seu celular sem a sua autorização. Ainda em versão beta, o Haven só está disponível para Android. 

6. Bouncer

É comum que na hora de instalar um aplicativo ele peça várias permissões de acesso a dados do smartphone. Algumas requisições são mesmo fundamentais, enquanto outras nem tanto. É nesse momento que entra em cena o Bouncer, uma espécie de gerente de permissões.

A função dele é memorizar todas as permissões que foram concedidas e lembrar o usuário sempre que necessário o que ainda está ativo. Além disso, é possível manter determinadas permissões como temporárias, revertendo o status após um certo período de uso. Embora seja um app pago, vale a pena o investimento para quem busca mais privacidade.

7. Avast Antivirus

Assim como acontece no PC, entre as versões mobile de antivírus o Avast é um dos mais seguros e confiáveis do mercado. Ele é indicado para proteger o celular de ataques feitos via e-mail ou mensagens que contenham links suspeitos, que direcionem o usuário para softwares que roubam dados.

Além disso, o Avast Antivirus traz recursos adicionais como otimizador de desempenho de RAM, análise de consumo de bateria, bloqueador de chamadas (spam e fraude), scanner de Wi-Fi (detecta possíveis ameaças na rede) e sistema de criptografia para imagens. O software é gratuito.

8. Kaspersky Antivírus

Apesar do nome complicado, o Kaspersky também é um velho conhecido dos usuários de PC em razão da segurança que proporciona com os seus softwares antivírus, antimalware e antispyware. Na versão mobile não é diferente e o aplicativo para Android traz esses e outros recursos em um único software.

Entre as funções extras estão a de bloqueio de aplicativos de alto consumo de energia ou dados, filtro de chamadas para evitar ligações fraudulentas, sistema antifurto, que bloqueia funções essenciais do smartphone mediante ativação remota, e recursos para localizar celulares roubados ou perdidos.

9. Keeper: Gerenciador de Senhas

O Keeper é mais um importante gerenciador de senhas que deve ser mantido na sua lista seleta de aplicativos de segurança. Ele foi pensado para funcionar como uma espécie de cofre digital, criptografando conteúdos e mantendo as suas informações longe de hackers ou pessoas mal intencionadas.

Além de logins e senhas, você pode armazenar arquivos, fotos e vídeos na nuvem, mantendo tudo organizado em subpastas. O acesso pode ser feito não apenas via smartphone, mas também pelo tablet ou pelo PC. Os recursos de autenticação de dois fatores são um diferencial para adicionar uma camada extra de segurança.

10. Ocultar Fotos & Vídeos

Fechando a nossa lista, outra sugestão que vale a pena manter sempre por perto é o Ocultar Fotos & Vídeos. Como o próprio nome indica, a missão do aplicativo é impedir que qualquer pessoa acesse os conteúdos da sua Galeria, criando subpastas ocultas para salvar suas imagens.

Mesmo que o seu celular caia nas mãos de outras pessoas, elas não poderão encontrar nas suas imagens salvas conteúdos sensíveis ou que você não queira que sejam vistos. Ainda melhor: se você preferir, é possível compartilhar esse conteúdo secreto com outros usuários online mediante senha.

*****

Na MyMob você encontra tudo em acessórios para o seu smartphone. Acesse nosso site e encontre a loja mais próxima de você.

***
Compartilhar: