Blog

Dicas

Aplicativo fechando sozinho: como resolver?

Por Atendimento

|

dia 30/07/2020

Compartilhar:

Seja no sistema operacional Android ou iOS, não importa: em algum momento, aplicativos poderão travar durante a execução. Embora esse não seja o comportamento esperado, eventualmente falhas como essa podem ocorrer por razões diversas.

Aprender a identificar problemas como esse e resolvê-los é o melhor caminho para lidar com a situação. Nem sempre a culpa é do celular ou do sistema operacional. O travamento pode ter relação com a conexão de rede, com o armazenamento interno do celular ou até mesmo com alguma atualização do app em questão.

Neste artigo, preparamos um guia de diagnóstico para que você possa fazer os testes necessários e descobrir qual é o problema por trás de aplicativos que fecham sozinhos.

Verifique a conexão com a internet

Seja no 3G, no 4G ou no Wi-Fi, falhas de conexão com a internet podem levar aplicativos a terem comportamentos inesperados e fecharem. Isso ocorre na tentativa interrompida de localizar uma informação. Sem acesso a redes, os softwares podem congelar, travar ou fecharem sozinhos.

Por isso, o primeiro teste a se fazer é verificar a qualidade da conexão. Se estiver nos dados móveis, conecte-se a uma rede Wi-Fi e faça o teste, e vice-versa. Teste também outros aplicativos na mesma conexão. Se eles também apresentarem instabilidade, então é sinal que você precisa primeiro resolver o problema da sua rede.

Verifique o status do serviço

É mais raro de que isso aconteça, mas também é uma possibilidade. Serviços como Facebook, WhatsApp e Instagram podem apresentar algum tipo de instabilidade em sua origem. É relativamente comum lermos notícias de que alguns desses serviços ficaram fora do ar por alguns minutos.

Para isso, faça o teste utilizando o serviço Downdetector. Trata-se de um site que identifica em tempo real se os serviços mais conhecidos e utilizados pelos brasileiros estão passando por algum tipo de instabilidade. Se o gráfico indicar problemas, espere algumas horas e tente fazer a ação novamente.

Reinicie o celular

Se nenhuma das duas alternativas resolverem o problema, experimente reiniciar o celular. Muitas vezes, o sistema operacional pode apresentar falhas em decorrência de problemas acumulados. Reiniciar o celular ajuda a restaurar esses processos “do zero”, forçando uma abertura “limpa” dos aplicativos.

Após reiniciar o aparelho, tente novamente abrir o app em questão. Na maioria das vezes os problemas são resolvidos até esse terceiro passo – o que indica que os travamentos podem não ser uma condição mais graves. Contudo, outros tipos de falha podem fazer com que o problema persista.

Verifique o espaço de armazenamento

A falta de espaço de armazenamento pode fazer com que alguns aplicativos não consigam baixar atualizações. Isso faz com que eles operem “defasados” e, eventualmente, alguns problemas de desempenho podem ocorrer em razão disso. 

A solução aqui é acessar suas configurações e garantir que haja espaço livre suficiente para o app. De preferência, desinstale o máximo possível de aplicativos que não estiverem sendo utilizados. No caso do Android, evite a instalação de aplicativos no cartão de memória.

Atualize e reinstale o app

Por fim, pode ser que o problema em questão tenha relação direta com o aplicativo. Nesse caso, apague-o e reinstale-o novamente. Se o problema persistir, então esse é um indício que há algum problema na versão mais recente do serviço, e que não há necessariamente como resolver o problema.

Se estivermos falando de um serviço mais conhecido, procure nas redes sociais relatos de problemas nas últimas horas ou de usuários que se encontrem em situação similar. Porém, no caso de apps menos conhecidos, o melhor a se fazer é reportar o problema ao desenvolvedor e aguardar uma solução.

.....

Se mais apps apresentarem esse tipo de problema ou, ainda, se essa se tornar uma constante do desempenho do seu celular, recomendamos que você restaure o aparelho às condições de fábrica. Antes disso, faça um backup e salve dados como fotos e vídeos, pois a restauração apaga todos os arquivos. 

Para formatar um celular Android você deve ir até as configurações do aparelho e localizar a opção "Fazer backup e redefinir". No iPhone, a restauração de fábrica pode ser feita a partir de "Ajustes", "Geral" e "Redefinir".

***
Compartilhar: