Home / Blog / Curiosidades / Veja como instalar o Android 11 beta no seu celular hoje mesmo

Veja como instalar o Android 11 beta no seu celular hoje mesmo

A versão 10 do sistema operacional Android ainda não é uma realidade para a ampla maioria dos usuários, mas já é possível testar a versão beta do Android 11. A próxima versão do SO mobile do Google está prevista para ser lançada oficialmente no terceiro trimestre de 2020, mas já é possível testá-lo.

A empresa está liberando para os desenvolvedores uma versão beta chamada “developer preview”. Essa versão antecede a versão public beta para os consumidores e, portanto, caso você tenha interesse nela precisa estar ciente de que se trata de uma versão inacabada, sujeita a bugs e incompatibilidades com seus aplicativos.

Quais smartphones são compatíveis com o beta do Android 11?

Inicialmente, a versão beta do developer preview do Android 11 estará disponível apenas para os smartphones do Google. No caso, falamos dos produtos da linha Pixel, que oficialmente não são vendidos no Brasil, mas podem ser importados com facilidade. A lista de dispositivos compatíveis inclui os seguintes:

  • Pixel 2
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3A
  • Pixel 3A XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4 XL

Como instalar o Android 11 developer preview?

Se você tem qualquer um dos smartphones acima, então está apto a instalar e testar a versão developer preview do Android 11. A forma tradicional de instalação é a partir de uma imagem de sistema. Você pode fazer o download da imagem de sistema diretamente do Google e depois instalá-lo em seu dispositivo.

Importante: ao instalar a versão Developer Preview do Android 11, todos os dados do sistema serão apagados. Além disso, tenha em mente que o processo de instalação de uma versão para desenvolvedores não é tão simples quanto o habitual e pode envolver algumas ações que requerem maior conhecimento sobre o sistema.

A nossa dica é que que você não instale essa versão se o smartphone em questão for o seu principal dispositivo. Instale-o em um celular secundário, que possa ser utilizado para testes. Afinal, é exatamente esse o objetivo dos desenvolvedores nessa etapa do processo: testar o Android 11 o máximo possível para encontrar possíveis problemas. 

Calendário de versões beta do Android 11

Antes do lançamento oficial do sistema operacional, o Google pretende disponibilizar ao menos seis versões beta, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários. Embora as novidades que estarão presentes no Android 11 ainda não tenham sido anunciadas, esse pode ser o momento para se familiarizar com o novo sistema. O calendário de versões é o seguinte:

  • Fevereiro/2020 – Developer Preview 1
  • Março/2020 – Developer Preview 2
  • Abril/2020 – Developer Preview 3
  • Maio/2020 – Public Beta 1
  • Junho/2020 – Public Beta 2
  • Terceiro trimestre/2020 – Public Beta 3
  • Terceiro trimestre/2020 – Versão final

Google I/O 2020: coronavírus pode mudar planos

A princípio, o Google havia informado que realizaria a edição 2020 do Google I/O – conferência anual da empresa para desenvolvedores – no mês de maio. Porém, em razão dos cancelamentos de eventos por conta da pandemia de coronavírus, é bem provável que o evento não ocorra na data prevista.

Porém, a data de liberação da primeira versão public beta, prevista para o mês de maio, deverá ser mantida. Para a grande maioria dos usuários, essa é a versão mais recomendada para download. No entanto, se você está curioso e tem conhecimentos mais avançados sobre o uso do sistema operacional Android, vale a pena baixar desde já a versão disponível.

Quando a primeira versão public beta estiver disponível, faça o seguinte passo a passo para baixá-la:

  1. Acesse o site do Android Beta Program e faça o seu cadastro.
  2. Faça login com a sua conta do Google.
  3. Se o seu smartphone estiver na lista dos elegíveis, clique em “Enroll” para participar do Beta Program.
  4. Depois, vá em “Configurações”, “Sistema”, “Avançado” e “Atualizações de sistema” para verificar a disponibilidade de download da versão beta.