Blog

Acessórios

Agora é possível usar apps de iPad e iPhone no MacOS

Por Atendimento

|

dia 21/09/2020

Compartilhar:

Tem uma boa novidade disponível para os usuários de iPhone, iPad e de versões de computadores com o sistema operacional MacOS da Apple. A partir do lançamento da versão Catalina, do MacOS, os dispositivos da empresa da Maçã passam a ser todos compatíveis com apps de iPhone e iPad.

Na prática, isso significa mais um passo na integração entre os sistemas operacionais, ampliando as possibilidades de utilização do extenso ecossistema que a Apple disponibiliza para os seus usuários. Recursos como Apple Arcade, Sidecar e Screen Time também estão inclusos nessa integração.

MacOS Catalina: a nova versão do SO da Apple

Anunciado em 2019 e disponibilizado neste ano, o MacOS Catalina é a versão mais recente do sistema operacional da Apple embarcado em dispositivos como MacBook, Mac Mini e iMac. Até então eles contavam apenas com um ecossistema próprio de aplicativos, mas a partir de agora eles poderão rodar também os apps de iOS, sistema operacional de dispositivos como iPad e iPhone.

Isso é possível graças a uma tecnologia chamada Catalyst. Na prática, os desenvolvedores que tiverem interesse podem otimizar com simplicidade os aplicativos disponíveis para celular de maneira que eles também possam ser executados computadores. Inicialmente, o recurso de aplica a um grupo restrito de apps, mas a tendência é que mais aplicativos ganhem essa opção.

Conforme os primeiros testes demonstram, a integração entre os sistemas parece perfeita, muito graças ao desenvolvimento de hardware conduzido pela Apple. Mesmo aplicativo aparentemente mais complexos, como é o caso do Procreate, do Adobe Draw ou do Pages, podem ser executados com perfeição também nos computadores.

Quais aparelhos são compatíveis com o MacOS Catalina?

O ecossistema da Apple privilegia aparelhos mais recentes para receber o Catalina, mas ainda assim há computadores lançados em 2012 compatíveis com a novidade. A Apple criou uma página especial na qual o usuário insere o código do produto e recebe a informação se o hardware está apto ou não para receber essa atualização.

Em linhas gerais, podemos resumir os modelos compatíveis da seguinte forma:

  • MacBook: modelos lançados a partir de 2015;
  • MacBook Air: modelos lançados a partir de 2012;
  • MacBook Pro: modelos lançados a partir de 2012;
  • Mac Mini: modelos lançados a partir de 2012;
  • iMac: modelos lançados a partir de 2012;
  • iMac Pro: modelos lançados a partir de 2017;
  • Mac Pro: modelos lançados a partir de 2013.

Sidecar: aumente sua tela com o iPad

O recurso Sidecar é um dos grandes atrativos da integração proporcionada pelo Catalina. Graças a ele você pode ampliar a sua área de trabalho, transformando o iPad em uma segunda tela para um MacBook. Isso significa que é possível utilizar a Apple Pencil no iPad para criar um desenho e, em tempo real, editar o mesmo conteúdo em outro aparelho. Outra possibilidade é a de espelhar as telas, permitindo compartilhamento de conteúdo com outros usuários. 

Mais amplo, o ecossistema do iPhone e do iPad conta com mais de 1 milhão de aplicativos. Ainda que em um primeiro momento nem todos estejam disponíveis nos computadores, a tendência é que os usuários que utilizam aparelhos da Apple no dia a dia tenham ainda mais vantagens ao optar por privilegiar o ecossistema da empresa.

***
Compartilhar: