Autor: MyMob

Os 5 smartphones com as melhores câmeras de 2017

Qual é o melhor celular da atualidade para tirar fotografias e gravar vídeos? Os smartphones com as melhores câmeras de 2017 já estão disponíveis nas lojas, se não do Brasil, dos Estados Unidos. Para quem é aficionado por detalhes absolutos no que diz respeito às fotos, podem se debruçar exaustivamente sobre os resultados obtidos pelos aparelhos.

Neste artigo, listamos quais foram os celulares com melhor avaliação, lançados em 2017, segundo o site DXoMark, considerado a publicação mais relevante do mundo quando o assunto é avaliação de câmeras. Será que o aparelho que você tem no bolso ficou entre os cinco primeiros colocados? Listamos aqui os campeões do ano.

5. Apple iPhone 8

Anunciado na primeira quinzena de setembro e tendo iniciado as suas vendas na segunda quinzena do mês passado, o iPhone 8 ainda é inédito no mercado brasileiro, mas ao que tudo indica ele deve começar a ser vendido por aqui já no mês de novembro. A mais nova geração de smartphones da Apple alcançou a nota 84 no DXoMark, um dos sites mais renomados de avaliação de câmeras de celular.


Na parte traseira, o aparelho conta uma câmera principal que tem 12 megapixels de resolução e abertura f/1.8. A estabilização óptica de imagens, especialmente em vídeos, é um dos grandes diferenciais do aparelho. Além disso, o iPhone 8 é o celular que teve um dos melhores desempenhos na captura de imagens em HDR e com um foco extremamente preciso.

4. Samsung Galaxy Note 8

Já disponível nas lojas brasileiras, o Samsung Galaxy Note 8 é no momento o celular mais caro do Brasil, custando entre R$ 4,3 mil e R$ 4,8 mil. Contudo, em se tratando da câmera, o aparelho da empresa sul-coreana também é um dos mais bem avaliados da atualidade. Seu principal chamariz é o baixo nível de ruídos em condições de baixa luminosidade.


Vale a pena destacar ainda que as duas câmeras traseiras, uma com 12 megapixels de resolução e abertura f/1.7 e outra com 12 megapixels de resolução e abertura f/2.4, tem um foco rápido e bastante preciso. O zoom digital de 4x foi bastante elogiado pelos sites internacionais, mas para captura de vídeos ela perde para os iPhones.

3. Apple iPhone 8 Plus /Apple iPhone X

O iPhone 8 Plus está na mesma situação do iPhone 8, ou seja, à venda nos EUA, mas ainda inédito no Brasil. O produto conta com duas câmeras traseiras – ambas com 12 megapixels de resolução, mas uma com abertura f/1.8 e outra com abertura f/2.8. Assim como o seu irmão menor, o desempenho em HDR foi considerado o melhor da categoria.

Outro item que mereceu destaque nas reviews internacionais foi o zoom e a execução das fotos no estilo Bokeh (aquelas em que o fundo fica desfocado e o primeiro plano fica nítido). A estabilização de imagem em vídeos faz muita diferença, de forma que para captura de imagens em movimento ele é o melhor do mercado entre todos.


Vale lembrar que o iPhone X, lançado internacionalmente em novembro, também possui o mesmo conjunto de câmeras do iPhone 8 Plus, com a exceção dos sensores extras no painel frontal que servem para realizar o reconhecimento facial para desbloqueio de tela.

2. Huawei Mate 10 Pro

Lançado recentemente e ainda inédito no Brasil, o Huawei Mate 10 Pro é uma das maiores surpresas dessa lista. O modelo conta com câmera dupla traseira com 12 megapixels de resolução e sensores monocromáticos de 20 megapixels. As aberturas das câmeras são de f/1.6 e o modelo utiliza lentes da Leica, conhecida marca do mundo fotográfico.


Os baixos índices de ruídos em situações com luminosidade adversa foram um dos motivos que levaram o aparelho a obter nota 97 na avaliação. O foco automático extremamente rápido e a manutenção da palheta de cores nas mais diversas circunstâncias também foram itens que contribuíram para fazer dele o vice-campeão na avalição geral. Vamos torcer para que o celular seja lançado no Brasil.

1. Google Pixel 2

Fechando a nossa lista temos aqui o celular cuja câmera traseira foi considerada a melhor de todos os tempos: o Google Pixel 2. Ele recebeu a nota 98 no DXoMark, a mais alta já concedida a um celular. Diferente dos seus principais concorrentes, ele conta com apenas uma câmera na parte traseira, sendo ela com 12 megapixels de resolução e abertura f/1.8.


Por que ele o Pixel 2 foi considerado o melhor? Basicamente por conta dos bons resultados obtidos em todas as condições de luminosidade. O foco automático ágil, o balanço de branco eficiente em todos os tipos de ambientes e os efeitos Bokeh feito de maneira eficaz fizeram dele o grande campeão na avaliação final. Resta saber se ele será vendido no Brasil, mas nos EUA já é possível comprá-lo.