Autor: MyMob

Quanto vale um post no seu Instagram?

As redes sociais se tornaram uma das maneiras mais eficientes de uma marca se comunicar com o público. Por meio de ferramentas como o Facebook, o Twitter ou o Instagram é possível passar a sua mensagem, interagir com os fãs da marca e, ainda por cima, ganhar algum dinheiro com isso. Os chamados "instagrammers" são aqueles que possuem contas com milhares de seguidores e cujos posts são capazes de influenciar diretamente o público a comprar um produto. Mas você sabe quanto vale um post no Instagram? No mercado você encontra pessoas que cobram entre R$ 100 e R$ 10 mil por uma postagem. 

Pensando nisso, o site Infiki lançou uma ferramenta que promete ajudar a desvendar esse mistério. Ele leva em consideração o número de seguidores que você tem antes de informar quanto valeria um post seu na rede social. Os especialistas alertam, porém, que esse é apenas um dos itens a serem observados antes de fechar negócio.

Com usar o Infiki

A utilização do site Infiki é muito simples e segura. Isso porque você não precisa criar nenhum tipo de cadastro, não precisa baixar nada e também não há a necessidade de colocar a senha da sua conta em nenhuma rede social para ter acesso aos resultados. Então, vamos ao passo a passo.:


Passo 1: A primeira coisa a se fazer é acessar o site do Infiki, seja pelo celular ou pelo computador, por meio do seguinte link: https://inkifi.com/earnings-on-instagram/

Passo 2: Depois, desça a página e vá até o campo onde está escrito “Enter your Instagram handle”. Nesse campo, digite o nome de usuário do seu Instagram.

Passo 3: Agora é só clicar na seta que está logo abaixo e pronto: o resultado é exibido em segundos. O valor é exposto em libras e também com o equivalente em dólares.

Indo além da métrica

Embora essa seja uma forma simples de ter um parâmetro do valor de um post, esse não é o único critério que deve ser observado. A métrica criada pela Infiki leva em conta um estudo chamado "The State of Influencer Marketing 2017", publicado no final de 2016 pela empresa norte-americana Linqia.

Segundo os cálculos feitos no estudo, cada seguidor seria o equivalente a US$ 0,01. Porém, os especialistas em marketing são categóricos em afirmar que apenas o número de seguidores não é um indicador definitivo para se assegurar a eficácia na hora de distribuir um conteúdo pelas redes sociais.

De olho no engajamento

Não existe uma fórmula exata para determinar quanto vale um post no Instagram. Isso porque existem nichos de mercado nos quais o engajamento/envolvimento é mais importante do que o número de seguidores. Pense da seguinte forma: imagine dois perfis, um com 10 mil seguidores e outro com 100 mil seguidores.

Ao realizar uma postagem, o perfil com 10 mil seguidores obtém 200 comentários e 1 mil likes enquanto o perfil com 100 mil seguidores obtém os mesmos números. Em outras palavras, isso significa que aquele perfil com menos seguidores tem pessoas mais engajadas acompanhando a conta e, portanto, os resultados são melhores.

Além disso, é importante determinar se o produto que você planeja expor é condizente com o público-alvo do instagrammer em questão. Não adianta anunciar peças automotivas, por exemplo, em uma conta do Instagram cujo perfil dos usuários está mais interessado em dicas de maquiagem e beleza.

Por isso, caso você não tenha a devida experiência no assunto e planeje investir em postagens pagas, o melhor é recorrer aos conselhos de profissionais e agências especializadas nisso. O mesmo vale para você que gostaria de ter anunciantes em sua conta pessoal no Instagram: será que você é capaz de engajar muitas pessoas com um único post?