Home / Blog / Curiosidades / Quando a internet 5G chegará ao Brasil?

Quando a internet 5G chegará ao Brasil?

Eventos internacionais de tecnologia como a CES 2019 e a MWC 2019 devem marcar a chegada ao mercado dos primeiros smartphones compatíveis com a internet 5G. Essa é uma das grandes novidades para 2019.

Porém, enquanto nos Estados Unidos os primeiros planos de dados 5G devem começar a ser vendidos já neste ano, os brasileiros ainda terão que esperar alguns anos até que seja possível testar por aqui todas essas novidades. A quinta geração da internet móvel ainda não tem previsão de quando entrará em funcionamento no Brasil.

Internet 5G: o que muda?

Os padrões da internet 5G foram definidos pelo órgão internacional 3GPP. A partir dessas especificações técnicas, as operadoras de telefonia de qualquer país podem começar a operar dentro dessa frequência. Em países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul, os primeiros testes devem começar em 2019, ainda com um grupo limitado de consumidores.

A evolução do 4G é vista como essencial para a conectividade do futuro. Em um mundo em que é cada vez maior o número de dispositivos conectados – a chamada Internet das Coisas – existe a necessidade de oferecer maior velocidade e mais estabilidade às conexões, problemas que serão resolvidos pelo 5G.

As redes de quinta geração vão operar em bandas de baixa frequência – 600 MHz e 700 Mhz -, médio alcance – 3,5 GHz – ou alta frequência – 50 GHz. A partir disso, as demais características serão estabelecidas de país a país. As conexões podem chegar a velocidades de até 20 Gbps, em teoria. Na prática, espera-se algo próximo aos 5 Gbps, de acordo com a frequência utilizada.

Para usar a internet 5G, além de estar em uma região que possua infraestrutura para isso, o usuário precisa também de um smartphone que seja compatível com essa frequência. A Qualcomm anunciou no final de 2018 que os aparelhos compatíveis com seus processadores lançados a partir de 2019 terão essa tecnologia.

Na prática, portanto, falamos de celulares que ainda não chegaram às lojas. Os primeiros modelos de empresas como Apple, Samsung, LG, Huawei e Sony, por exemplo, devem chegar ao mercado internacional no segundo trimestre desse ano. Nenhum deles ainda tem previsão de lançamento no Brasil.

E o 5G no Brasil, quando teremos?

Se você está ansioso para migrar do 4G para o 5G, é melhor relaxar: essa tecnologia não estará disponível por aqui antes de 2021. A implantação do 5G no Brasil depende da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É ela a responsável por regulamentar as frequências, a forma de implantação e o uso propriamente dito da tecnologia.

As primeiras conversas sobre o tema ainda são recentes e, portanto, não há especificações técnicas definidas e nem mesmo um cronograma de quando isso será decidido. O que se sabe é que, uma vez que a frequência seja definida (no Brasil, possivelmente será utilizada a frequência de 3,5 GHz), a Anatel fará um leilão com as operadoras para que elas escolham em quais áreas começarão a implantação da tecnologia.

A princípio, a ideia é que esse primeiro leilão ocorra no segundo semestre de 2019, mas as datas podem mudar. A partir do que for definido no leilão, as operadoras terão pelo menos um ano para se preparar e iniciar a operação – o que não deve acontecer antes de 2021, e ainda em uma escala limitada a grandes cidades e a um número restrito de consumidores.

Internamente, operadoras como Claro, Vivo, TIM e Oi, além da Anatel, da Ericsson, da Nokia, da Huawei e do CPqD já realizam testes iniciais com a frequência visando a operação no Brasil. Porém, todas as companhias são unânimes em afirmar que não há pressa para a implantação por aqui e que mesmo o 4G ainda está em fase de expansão no país.

Enquanto os celulares 5G não chegam por aqui, encontre aparelhos e acessórios na MyMob mais perto de você!