Home / Blog / Dicas / Qual a melhor opção para o celular: película de vidro ou gel?

Qual a melhor opção para o celular: película de vidro ou gel?

Proteção para o seu celular nunca é demais. Uma das maneiras mais inteligentes de se evitar danos à tela é utilizando as películas. Nas lojas, você encontrará opções feitas de diversos materiais, mas qual será a melhor película: gel ou vidro?

Antes de mais nada é importante deixar claro uma coisa: não se trata de uma jogada de marketing da indústria ou algo assim, as películas de celular protegem de verdade a tela dos aparelhos. Obviamente, como existem películas de diversos materiais, os graus de proteção também variam.

Porém, convém esclarecer que elas não tornam os celulares 100% imunes a riscos ou rachaduras. Lembre-se que, acima de tudo, falamos de displays que são feitos de vidro e, por essa razão, estão sujeitos a todos os problemas que podem ocorrer com esse tipo de material.

Película de vidro x película de gel: quais são as características?

A ideia de uma película é a de criar uma espécie de segunda tela para o aparelho. Sendo assim, caso aconteça algum acidente, o primeiro item a ser danificado será a película e não a tela do aparelho em si. Por essa razão, é preciso garantir a escolha de uma película de qualidade para que a proteção seja, de fato, efetiva.

A película de vidro temperado tem espessura de 0,3 centímetro e é bastante rígida. Em caso de queda, o comportamento esperado é que ela rache ou trinque, mas sem comprometer a usabilidade do toque na tela. O seu principal ponto negativo é que ela é bastante sensível em termos visuais, e pode se desgastar com mais facilidade. Ou seja, mesmo que nenhum acidente ocorra e o funcionamento do celular continue perfeito, a aparência pode se desgastar mais depressa.

Grande parte disso se deve ao fato de que as películas de vidro são menos maleáveis, não sendo ainda as opções mais indicadas para aparelhos com telas curvadas, como o Samsung Galaxy S8, por exemplo.

Já as películas de gel são mais recentes e vem conquistando um número cada vez maior de adeptos. Elas são mais maleáveis e, por essa razão, se adaptam melhor a aparelhos com telas curvadas. Além disso, embora elas tenham uma espessura ainda menor, o nível de absorção de impacto é exatamente o mesmo.

Porém, a principal vantagem dela é o fato de não ser danificada com tanta facilidade como as películas de vidro. Elas não trincam e não quebram com facilidade, o que garante ao produto uma aparência de “nova” por mais tempo. No entanto, é preciso ficar alerta: objetos pontiagudos como chaves podem riscar a sua superfície com facilidade. Isso não compromete o uso, mas compromete a estética, ainda que de forma sutil.

Cuidados na aplicação e a escolha correta

Antes de tudo, é importante ressaltar que independentemente da sua escolha, o ideal é que você não deixe o seu smartphone sem película. Trata-se de uma proteção cujo valor é muito acessível perante o custo do total do aparelho ou até mesmo de uma troca de display na assistência técnica.

Para os celulares com telas curvas, o chamado display 2,5D, as películas de gel são mais indicadas, por serem mais maleáveis e se adaptarem melhor ao aparelho. Já para os demais, as películas de vidro podem ser uma boa escolha. Tenha em mente que em termos de proteção, ambas oferecem uma qualidade similar.

É importante também que você teste na loja a sua sensibilidade aos dois materiais, pois essa é simplesmente uma questão de gosto pessoal. Há quem se sinta melhor com as películas de vidro, enquanto outros preferem os modelos de gel. Seja lá qual for a sua escolha, certifique-se de que a colocação será feita por profissionais, para que não fiquem folgas, bolhas de ar ou mesmo áreas do display sem contato com a proteção.

Na MyMob você encontra uma linha completa de películas, dos mais variados tipos, para os principais aparelhos do mercado. E o melhor de tudo: a aplicação é feita por profissionais na hora e o resultado é um acabamento impecável.