Autor: MYMOB

Caixa de som ativa e passiva: saiba quais são as diferenças entre elas

Você sabe dizer quais são as diferenças entre caixas de som ativas e passivas? Se você já se deparou com esses termos, é possível que em um primeiro momento tenha ficado em dúvida com relação ao significado deles.

As caixas de som estão presentes em nossas residências há pelo menos cinco décadas, mas poucas vezes na história elas assumiram um papel de protagonismo como têm hoje. As mais modernas, que se conectam aos smartphones via Bluetooth, estão hoje entre as preferidas dos consumidores.

Vamos entender então o que esses dois conceitos significam e quais são as diferenças entre eles:

O que é uma caixa de som passiva?

As caixas de som passivas são assim chamadas porque não contam com um amplificador interno. Dessa forma, esses modelos se tornam dependentes de amplificadores externos e que sejam colocados entre a fonte do som e a caixa acústica.

Em geral, os modelos passivos são aqueles que não dependem de uma fonte externa de alimentação. Um exemplo disso são os speakers dos PCs ou mesmo alguns modelos de caixa de som Bluetooth. Por essa razão, os equipamentos passivos podem ser considerados mais limitados em relação aos ativos.

Controles de volume e ajustes finos de som, por exemplo, nem sempre estão presentes. Além disso, em termos de potência a saída de som costuma ser mais fraca, mas nem por isso menos eficiente.

O que é uma caixa de som ativa?

Por oposição, as caixas de som ativas são aquelas que contam com um amplificador interno e isso permite a elas modular as frequências de som. Dessa forma, essas caixas de som proporcionam áudio com volume mais intenso e maior potência, embora também necessitem de mais energia para se manterem em funcionamento.

Sabe aquelas caixas de som que precisam ser ligadas à uma tomada para funcionar? É bem provável que elas sejam do tipo ativas. Por oferecerem mais qualidade e maior potência, esses modelos são mais indicados para uso profissional ou para ambientes muito grandes. Além disso, esses modelos custam mais caro.

E qual é a melhor opção para escolher?

Tudo vai depender do que você espera de um caixa de som. Músicos e profissionais de áudio, em geral, tendem a apostar nos modelos ativos por proporcionarem uma maior qualidade de som. Essas caixas podem ainda ser usadas para fins de entretenimento, mas tenha em mente que elas custam mais e são menos portáteis.

Já para a grande maioria dos consumidores, que precisa de uma caixa de som para conectar ao PC ou ao smartphone, a escolha mais interessante recai sobre os modelos do tipo passivo. A faixa de preços das caixas de som passivas é muito mais ampla, indo desde os R$ 50 até mais de R$ 2 mil.

Então, para resumir: as caixas de som ativas têm amplificador interno, costumam ser maiores, mais potentes e custam mais caro, pois proporcionam uma qualidade de som mais apurada. Já as caixas de som passivas não têm amplificador interno, são menores e menos potentes, mas são mais portáteis e a mais indicadas para a maioria dos consumidores pela relação custo-benefício que apresentam.E também é o que mais se vê na mão da maioria das pessoas.

Não importa qual seja a sua escolha, você sempre pode contar com acessórios e caixas de som sensacionais aqui na MyMob. Encontre uma loja próxima de você!