Home / Blog / Tecnologia / 10 principais novidades que vão estrear no iOS 12 ainda em 2018

10 principais novidades que vão estrear no iOS 12 ainda em 2018

Está tudo pronto para que a mais nova versão do iOS chegue aos consumidores. As principais novidades do iOS 12 foram apresentadas pela Apple durante um evento realizado no final do mês de maio. A versão beta do sistema já está disponível, mas a versão final será liberada somente em setembro.

Se até lá você não quer correr riscos de bugs em seu iPhone, vale conferir quais serão os novos recursos trazidos pela próxima atualização. Vale notar ainda que dessa vez a Apple preferiu acrescentar alguns recursos e não mexer muito no visual, que será praticamente o mesmo. Aqui vão as 10 principais novidades.

1. Melhor gestão de desempenho

O iOS 12 inaugura um novo modo de gestão de desempenho de processamento nos aparelhos da Apple. Se há uma necessidade maior de performance, o processador recebe essa informação e realoca memória para a atividade em execução. Se a necessidade é de menos performance, o foco passa a ser a economia de bateria. Tudo isso sem comprometer o desempenho.

2. Notificações passam a ser agrupadas

Esse era um pedido antigo dos usuários de iOS. Agora, na tela inicial, as notificações de um mesmo aplicativo passam a ser exibidas em bloco, agrupadas. Dessa forma, você pode se livrar de todas elas de uma só vez, não tendo a necessidade de dispensar uma a uma. O novo formato privilegia ainda a privacidade.

3. Novo app: Measure

O app Measure vai utilizar recursos de realidade aumentada para permitir a medição de objetos no mundo real. Isso será possível graças ao sensor laser do aparelho, que enviará informações para a câmera traseira. A Apple promete que o Measure transformará o iPhone em um instrumento preciso de medição.

4. Arquivos de realidade aumentada

A Apple criou um formato de arquivos capaz de suportar itens de realidade aumentada. Os arquivos do tipo USDZ visam facilitar a criação de conteúdos como esse. Pouco se sabe sobre detalhes técnicos, mas já á confirmação de uma parceria com a Adobe para que os aplicativos da suíte da empresa suportem esse formato no Creative Cloud.

5. Realidade aumentada para os desenvolvedores

Essa novidade estará presente no iOS 12, mas os maiores beneficiados serão os desenvolvedores. A empresa disponibilizou para download o ARkit 2, que permite aos programadores exploraram as possibilidades do uso de realidade aumentada nos celulares da Apple. Prepare-se para a chegada de muitos apps usando essa tecnologia nos próximos meses.

6. Animojis e Memojis

Quem tem um iPhone X já brinca faz tempo com os Animojis. A novidade foi bem recebida pelos usuários e deve ser expandida para todo o leque de aparelhos com suporte ao iOS 12. A novidade será a chegada do Memoji, um recurso que permite a você criar um avatar virtual baseado nos traços do seu rosto.

7. Mais recursos no CarPlay

Já há muitos aparelhos de som automotivos que permitem que os usuários desfrutem de muitos recursos do Apple CarPlay no carro. A partir do iOS 12 ele terá suporte aos apps Waze e Google Maps, além de outros aplicativos de terceiros. É a Apple expandindo o seu ecossistema do sistema operacional para carros.

8. Videochamadas agora em grupos

No Brasil, o recurso de videochamadas Facetime, compatível entre iPhones, iPads e Macs, não é tão utilizado, mas ele terá novidades. Agora é possível fazer conversas com grupos de até 32 pessoas. É possível usar os Memojis durante a conversa para deixar tudo mais divertido. Vale lembrar que esse recurso só funciona com aparelhos da Apple.

9. Filtros e efeitos no Messages

O app Messages também não é popular no Brasil, mas ele terá novidades a partir da chegada do iOS 12. A partir de agora, os usuários dispõem de filtros, efeitos e Memojis para aplicar às mensagens.

10. Gestão de uso: bem-vindo à era do Quality Time

O iOS 12 contará com um sistema que vai informar aos usuários toda semana quantas horas eles gastaram com cada aplicativo. Você pode usar esse recurso de duas formas: colocando um limite semanal no uso do celular pelas crianças ou ainda acessando as estatísticas e se policiando para não se tornar tão dependente do seu smartphone.

Fonte(s): The Verge e PPL Ware