Autor: MyMob

10 novidades do iOS 11 que você precisa conhecer

O iOS 11 já está entre nós e desde que ele foi anunciado pela primeira vez, em junho de 2017, muita coisa foi aperfeiçoada até que chegássemos na versão final, lançada na segunda quinzena de setembro. Como não poderia ser diferente, há um bom número de novidades do iOS 11 que merecem destaque e que você, mesmo atualizando automaticamente, precisa saber para usufruir.

Neste artigo, listamos as 10 novidades do iOS 11 que você precisa conhecer. A atualização mais recente do sistema operacional dos iPhones e iPads trouxe melhorias em funcionalidades conhecidas, novos recursos e um visual ainda mais caprichado. Qual das novidades é a sua preferida?

1. Senha do WiFi? Sem problemas

Sabe aquela história de anotar a senha do WiFi em um pedaço de papel, que depois vai ser perdido para sempre? Pois é, a Apple decidiu acabar de uma vez por todas com esse problema. Agora, quando você precisar da senha do WiFi de uma rede, basta segurar o seu iPhone próximo a um iPhone, iPad ou Mac que esteja desbloqueado e conectado à mesma rede. Com em um passe de mágica, haverá a transferência da senha para o seu aparelho e, automaticamente, você poderá se conectar à rede.


2. Maior facilidade na configuração de um novo iPhone

Quando você compra um celular novo, o unboxing do aparelho é seguido por um momento de alegria e outra de impaciência. A alegria, obviamente, é o momento de abrir a caixa e ligar o novo celular. A impaciência fica para a hora de configurar o aparelho, importando contatos, baixando aplicativos e sincronizando contas. A Apple decidiu facilitar muito esse processo. Com o aparelho novo em mãos, basta escanear uma "imagem" no aparelho antigo e pronto! Todos os seus dados serão importados e a configuração será feita de forma automática.

3. Notificações desabilitadas enquanto você estiver dirigindo

Uma das principais causas de acidentes de trânsito é o uso do celular ao volante, seja em uma conversa ou na troca de mensagens de textos. Muitas pessoas ficam ansiosas quando percebem que há uma notificação na tela e querem vê-la imediatamente. Pensando nisso, a Apple criou uma função que desabilita automaticamente as notificações enquanto você estiver dirigindo. Você pode escolher se quer ou não habilitar essa função. Para sua segurança, recomendamos fazê-lo.

4. Notificações mais fáceis de serem acessadas

Anteriormente, para acessar as notificações era preciso ir para uma tela à parte e apenas as mais recentes eram exibidas. Agora, no iOS 11, basta deslizar o dedo de cima para baixo para abrir uma tela com todas elas, organizadas em ordem cronológica (da mais recente para a mais antiga). É uma mudança pequena, mas que auxilia muito em termos de usabilidade no dia a dia.


5. Personalize a sua Central de Controle

Desde que a Central de Controle foi incorporada ao iOS, ainda na versão 7, ela se tornou rapidamente um dos atalhos mais utilizados pelos usuários. Entretanto, muitos ainda se frustravam com o fato de que não era possível editá-lo para incluir ou excluir funções da lista. Isso mudou no iOS 11. Você optar por manter ou remover as opções padrão ou ainda selecionar algumas novas, disponíveis em uma lista elaborada pela empresa.

6. Teclado mais inteligente

Não é nenhum segredo que os teclados da Google funcionavam muito melhor do que os da Apple. Mesmo os fãs da marca admitiam essa vitória da Gigante de Mountain View. Porém, com o iOS 11, as coisas ficam agora em pé de igualdade. O teclado agora sugere palavras enquanto você estiver escrevendo, a partir das expressões que você mais utiliza. A integração com o Safari permite ainda incluir endereços e links de certos estabelecimentos, assim como o Google faz em sua plataforma.

7. Novo visual da App Store

A App Store é o verdadeiro coração do iPhone. É por meio dela que você faz o download dos seus aplicativos e tem contato com todas as novidades que empresa e os desenvolvedores apresentam no dia a dia. O visual dela, entretanto, já estava sendo mantido igual há muito tempo, de forma que já estava mais do que na hora de uma renovação. A App Store agora está com um visual mais moderno e objetivo, sendo mais fácil localizar os itens. A nova aba “Today”, por exemplo, mostra recomendações personalizadas para você como se fosse um blog.


8. Mais espaço para as suas fotos

A Apple mudou o formato de compressão das imagens que você armazena no seu aparelho. O resultado disso é que, sem perda de qualidade significativa, você pode salvar quase o dobro de imagens no mesmo espaço. Porém, esse recurso precisa ser ativado, pois não vem ativo por padrão. Vá em “Configurações”, selecione “Fotos” e depois a opção “Otimizar armazenamento no iPhone”.

9. Transforme Live Photos em GIFs

Vamos ser honestos: o recurso Live Photos, criado pela Apple, é muito legal, mas muito pouca gente o utiliza. A solução encontrada pela empresa para esse problema foi simples e, certamente, vai fazer muito mais sucesso. A partir de agora, você pode usar as Live Photos para transformá-las em GIFs animados. O próprio app de Fotos se converte em uma espécie de editor de imagens, de fácil utilização. O resultado pode ser compartilhado nas redes sociais e no WhatsApp.

10. Leitor de QR Code direto na câmera

É cada vez mais comum a utilização por parte de empresas do compartilhamento de informações em forma de QR Code. Para o usuário, bastava baixar um app do gênero, apontar a câmera para o QR Code e aguardar a abertura do link. A Apple, inspirada em outras fabricantes, decidiu tornar as coisas mais fáceis e incorporou a função de QR Code diretamente no software de câmera do aparelho. Ou seja, um app a menos para você instalar.