Autor: MyMob

Alguns emojis do Android estariam "errados" e os da Apple "certos"; entenda a polêmica do hambúrger

Afinal, o queijo deve ser colocado sobre hambúrguer ou embaixo dele? Pode parecer estranho ver esse tipo de pergunta em sites relacionados com tecnologia, mas é justamente esse um dos debates mais polêmicos das últimas semanas envolvendo a Google.

Tudo começou por conta do novo visual de alguns emojis no sistema operacional Android. Talvez você não tenha notado, mas alguns deles foram reestilizados. Se em seu celular nada mudou, cheque as atualizações ou aguarde mais um pouco: as mudanças estão a caminho. Porém, teve gente que não gostou nada do que viu.

A polêmica do hambúrguer

A principal discussão diz respeito ao ícone que representa o hambúrguer. Na representação feita pelo Google, o queijo agora está colocado dentro do pão como o primeiro item. Em outras palavras, ele foi colocado embaixo do hambúrguer, posição que certamente não é a mais usual.


Basta dar uma olhada nos ícones de hambúrguer disponíveis em plataformas de outros fabricantes como, por exemplo, a Apple. O queijo está sempre sobre o hambúrguer. Esse detalhe que poderia passar despercebido para muitos, causou um verdadeiro furor nas redes sociais. A movimentação foi tamanha que o presidente-executivo da empresa se manifestou.

“Vamos largar tudo que estamos fazendo e vamos endereçar as mudanças necessárias a partir da próxima segunda (30), se as pessoas concordarem que esse é o jeito correto”, explicou Sundar Pichai em uma postagem no Twitter. A atualização, porém, não tem data para acontecer.


Problema não foi apenas com o hambúrguer

O emoji de hambúrguer não foi o único que recebeu críticas por parte dos usuários. Há quem diga que o emoji de cerveja também apresenta um grave problema, tendo sido feito “por quem nunca viu um copo de cerveja direito”, segundo alguns usuários mais exaltados nas redes sociais.

Isso porque, no caso do emoji de cerveja do Google, é possível notar que o copo não está cheio, mas há espuma transbordando sobre ele. De fato, parece muito mais que há uma espécie de creme ou chantili sobre a caneca do que espuma de cerveja. No entanto, esse emoji em especial não recebeu um comentário oficial por parte da Google, de forma que não sabemos se ele vai continuar igual ou não.


Uma representação do real

Essa não é a primeira vez que a Google recebe críticas por conta dos seus emojis. Usuários de smartphones da Apple, em muitas ocasiões, tiveram a oportunidade de tripudiar sobre os proprietários de celulares Android o fato de que os emojis da Apple sempre foram bem desenhados, com um aspecto mais realista, digamos assim.

No caso da Google, as coisas deveriam mudar com a chegada do Android 8.0 (Oreo). Durante a Google I/O 2017, a empresa anunciou que a chegada da versão mais recente do sistema operacional mobile da empresa representaria também uma nova era no visual dos emojis – e de fato isso aconteceu. Contudo, ao que parece, alguns “erros” básicos nas ilustrações deixaram muitas pessoas chateadas.

E você, o que pensa disso? Você acha que houve um exagero por parte do público que está reclamando ou acredita que a Google pisou mesmo na bola e deve refazer as artes dos emojis?