Home / Blog / Dicas / 5 dicas para tirar fotos melhores à noite com o seu celular

5 dicas para tirar fotos melhores à noite com o seu celular

Uma boa câmera é um item indispensável para um smartphone atual. Porém, saber como tirar boas fotos à noite com o celular é um desafio mesmo para aqueles que têm aparelhos top de linha.

A razão para isso é bastante lógica: a palavra “fotografia” quer dizer “escrita com a luz”. Quando as condições de luminosidade são adversas, nem sempre os sensores dão conta que capturar a quantidade de luz necessária para que as imagens fiquem nítidas ou sem granulação.

Smartphones com aberturas focais maiores levam vantagem nesse quesito, mas ainda assim não são capazes de fazer milagres. Conhecer algumas boas dicas pra tirar fotos noturnas pode ajudá-lo a obter melhores resultados mesmo com celulares um pouco mais simples.

1. Use o modo HDR

Se o seu smartphone conta com um modo HDR, utilize-o sempre que for capturar imagens noturnas. Essa função ajuda a obter imagens com um balanço de cores mais elevado, mas em contrapartida aumenta a sensibilidade da câmera. Por essa razão, recomenda-se sempre manter o aparelho estável na hora do clique, de preferência com o apoio de um tripé.

Aliás, essa é uma dica que vale para qualquer tipo de foto, mas especialmente para aquelas tiradas à noite. Evite ao máximo tremer as mãos durante o disparo: isso vai ajudar a melhorar a nitidez e garantirá fotos mais bonitas.

2. Usar ou não o flash? Depende

No caso dos smartphones, o alcance da luminosidade de um flash é de alguns metros. Assim, se você for tirar uma foto de alguém vale a pena ativar o recurso, pois a luminosidade extra durante o disparo servirá para garantir fotos com uma melhor qualidade.

No entanto, se o objeto da sua fotografia está mais longe, como um monumento ou uma paisagem, o flash então não terá influência alguma. Nesses casos, o melhor a se fazer é desabilitar esse recurso e se preocupar em aumentar o tempo de exposição – para isso, siga a dica anterior e apoie o celular em um tripé para fotografar.

3. Tome cuidado na hora de usar o zoom

A grande maioria das câmeras de smartphone oferece o recurso de zoom digital. Diferente do zoom óptico, esse tipo de zoom não funciona muito bem em fotos noturnas, pois costumam deixar as imagens borradas ou granuladas. Isso acontece porque a sensibilidade aumenta ainda mais, tornando difícil o manuseio do aparelho.

Por essa razão, antes de tudo verifique que tipo de zoom o seu aparelho oferece. Se ele for do tipo óptico não há problemas e você pode utilizá-lo nas fotos. Agora, se ele for do tipo digital, a nossa recomendação é que você evite utilizá-lo à noite. Em vez disso, prefira sempre se aproximar mais do objeto que será fotografado.

4. Conheça os recursos do seu smartphone

Sabendo que as fotos noturnas são mesmo um desafio, muitos fabricantes incluem em seus softwares soluções que permitem corrigir cores e melhorar a qualidade das imagens no pós-processamento, ou seja, depois que a foto foi tirada. Por isso, é importante que você conheça quais recursos o celular tem a oferecer.

Alguns modelos contam com um modo manual de câmera, no qual você pode ajustar o brilho, a exposição à luz, o balanço de branco ou mesmo ativar um modo noturno, com configurações pré-definidas para que o resultado seja o melhor possível. Explore as ferramentas e faça testes com elas antes de precisar utilizá-las no dia a dia.

5. Use apps de câmera

Nas lojas de aplicativos você encontra diversos apps de câmera que prometem melhorar a qualidade das fotos capturadas em condições de baixa luminosidade. É o caso do Night Camera, disponível para Android, e do Moonlight, disponível para iOS.

Ambos aplicam filtros às imagens em tempo real de forma a exibir fotos mais nítidas e claras. O resultado, é claro, não é perfeito, mas é possível melhorar muito a qualidade das fotos utilizando um truque simples como um app gratuito.

*****

Passe na MyMob mais próxima! Lá você encontra diversos acessórios para seu smartphone.