Home / Blog / Dicas / 5 dicas para evitar o superaquecimento do celular

5 dicas para evitar o superaquecimento do celular

Todo eletrônico precisa de energia para funcionar. Essa energia pode vir de uma fonte externa ou de baterias. Independentemente da alternativa, energia gera calor e isso aquece o produto. Porém, há limites. Seguir algumas dicas para evitar o superaquecimento do celular é uma maneira inteligente de prolongar a vida útil do produto.

Nesse artigo, falaremos sobre alguns cuidados que você deve tomar com o seu celular de forma a evitar que ele superaqueça sem necessidade. Ressaltamos ainda que, em alguns casos, um leve aquecimento é inevitável. Porém, saber reconhecer situações de risco é o primeiro passo para evitar que isso aconteça com o seu aparelho.

1. Evite altas temperaturas

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas muitas pessoas não seguem essa recomendação. Quando o termômetro passa dos 30 graus Celsius você deve ficar em estado de alerta. Isso porque se a temperatura ambiente atingiu esse patamar, é bem provável que dentro do seu bolso o calor seja ainda maior.

Além disso, evite deixar o smartphone exposto ao sol ou em lugares abafados. Um lugar que constantemente acaba gerando superaquecimento nos aparelhos é dentro do carro fechado, especialmente com os aparelhos que são usados como GPS. Em casos mais extremos, uma bateria superaquecida pode explodir, mas é bem raro que isso aconteça.

2. Não utilize carregadores piratas

Um dos momentos em que há um aquecimento natural no smartphone é durante o processo de recarga na tomada. Isso acontece porque nesse momento o aparelho está recebendo uma carga extra de energia e como resultado ele pode ficar levemente aquecido. Se você utilizar um cabo e carregador originais, provavelmente não haverá nenhum problema.

Os riscos aparecem quando você opta por carregadores e cabos que não são originais. Esses produtos, muitas vezes não passam por testes de controle de qualidade e internamente podem usar componentes de baixa qualidade. À menor variação de corrente elétrica eles podem provocar curtos-circuitos, resultando em problemas para o seu smartphone.

3. Depois de um certo tempo as baterias podem apresentar problemas

Um dos pontos mais sensíveis de um smartphone é a bateria. Esse componente é um dos que mais se desgasta em um aparelho, pois recebe cargas praticamente todos os dias – e em alguns casos várias vezes ao dia. Embora elas sejam projetadas para suportar muitas adversidades, com o passar do tempo elas podem apresentar problemas.

É comum que um celular dure mais tempo do que a sua própria bateria. Sendo assim, recomendamos que caso a bateria do seu celular apresente algum tipo de problema, procure uma assistência técnica para fazer a troca. Trata-se de um baixo investimento e que muitas vezes pode garantir mais alguns anos de vida útil ao produto.

4. Cuidado com capinhas muito apertadas

É fundamental que você utilize uma capinha no seu celular para protegê-lo em eventuais quedas. Porém, é preciso ter muita atenção na hora de escolher um modelo. Há capinhas de procedência duvidosa que não foram concebidas levando em consideração todas as características físicas do produto.

Algumas delas podem tampar as saídas de calor, contribuindo para que o aparelho retenha essa energia sem dissipação. Dessa forma, mesmo em condições normais de temperatura, é possível que o produto não resista e indique via mensagem que está muito quente. Nesses casos, remova a capinha e desligue o celular por alguns minutos até que a temperatura se normalize.

5. Jogos pesados por muito tempo? Dê uma pausa!

Outro aspecto que causa aquecimento nos componentes internos é o uso excessivo. Rodar jogos que requererem alta capacidade de processamento por períodos contínuos muito longos pode fazer com que o seu celular fique superaquecido. Os fabricantes sabem dessa possibilidade e os aparelhos são preparados para suportar essas temperaturas.

Contudo, se você perceber que o smartphone ficou muito quente e está desconfortável segurá-lo, faça uma pausa e retome a sua diversão depois de alguns minutos. Coloque sempre a proteção do seu celular em primeiro lugar. Conte com a MyMob para isso!