Autor: MyMob

5 dicas e ideias simples e criativas para esconder fios e cabos

Por mais que você se esforce para arrumar a sua mesa para deixá-la impecável, há um item que sempre acaba comprometendo a estética do seu ambiente de trabalho: os fios e os cabos. Eles estão por toda parte. No mouse, no teclado, no monitor, na impressora... Isso sem falar nos cabos necessários para recarregar o smartphone e o tablet.

Porém, quem olha para a sua mesa não precisa ver essa verdadeira bagunça de fios e de cabos. Uma das soluções, obviamente, é substituir os seus acessórios e periféricos por alternativas sem fio, mas ainda assim de alguns cabos você não vai ter como se livrar. É nesse momento que entram em cena as ideias criativas para esconder fios em qualquer lugar.

Nesse artigo, listamos cinco conselhos e dicas para que você possa dar um fim aos cabos e aos fios aparentes sem precisar gastar muito. Pode ter certeza que o visual da sua mesa depois que você tomar essas medidas simples será completamente diferente.

1. Prenda os fios embaixo da mesa

Se eliminar os fios e cabos não é uma possibilidade, tirá-los da sua frente é o que mais importa. Um bom espaço para isso – e que não costuma ser muito explorado pelas pessoas – é a parte debaixo da mesa. Ali você pode prender fios e cabos de forma que apenas as suas pontas e conectores fiquem aparentes.

Para isso, há várias técnicas que podem ser utilizadas. Uma delas é por meio do uso de fitas adesivas. Tudo o que você precisa fazer é posicionar os cabos de forma que não precisem ser mexidos por muito tempo. Só o fato de não ver mais aquele monte de fios pendurados atrás da mesa já será um alívio visual e tanto.

2. Busque móveis com canaletas

Os fabricantes de móveis já se deram conta de que esconder fios e cabos é uma preocupação de muitos consumidores. Tanto que por conta disso existem dezenas de mesas que contam com canaletas específicas para passar os fios. Além disso, buracos colocados em partes estratégicas do móvel garantem uma organização mais prática.


A dica nesse caso é fazer uma espécie de mini planejamento, levando em consideração a quantidade de cabos que você costuma utilizar. Em última instância você pode recorrer a móveis sob medida, que costumam custar um pouco mais caro. No entanto, vale pesquisar, pois há muitos móveis prontos capazes de suprir essa necessidade.

3. Recorra às canaletas de PVC

Uma das técnicas mais utilizadas para esconder os fios e cabos próximos às mesas é a utilização das canaletas de PVC. Em geral, elas já são amplamente utilizadas para passar fios pelas paredes sem que haja a necessidade de quebrar a parede ou fazer obras mais complexas. Mas você pode adaptá-las também à sua mesa.

Uma boa dica é, depois de instalar uma canaleta, pintá-la com uma tinta de cor igual à da parede. Dessa forma vai parecer que elas estão camufladas no local e tanto elas quanto os fios e cabos vão desaparecer da sua vista. Essa é uma das técnicas que apresenta a melhor relação custo-benefício.

4. Diminua o tamanho dos cabos

Essa é outra dica que, muitas vezes, não é possível de ser executada, mas em alguns casos ela pode quebrar um galho. Cabos de rede, por exemplo, não precisam ser quilométricos e dar muitas voltas até chegar à sua mesa. Nesse caso, prefira um cabo que tenha sido feito sob medida para evitar muita "folga" de material.

Já cabos de aparelhos não têm como ter o seu tamanho reduzido, mas você pode enrolá-los e colar em algum lugar adequado caso eles estejam grandes demais. Por fim, tire da sua frente aqueles cabos que estiverem sobrando. É comum que muitas pessoas deixem pendurados por perto cabos que não têm mais serventia.

5. Organização e identificação

Sabe quando você precisa tirar o cabo do computador da tomada para reiniciar o aparelho ou por qualquer outro motivo e fica um bom tempo tentando identificar qual é o fio correto? Evite de uma vez por todas esse tipo de problema identificando cada um dos cabos. Você pode fazer isso de diversas formas, tudo vai depender da sua criatividade.

Funciona escrever o nome do aparelho em um pequeno papel e colar com fita adesiva no cabo como também é uma boa ideia encapar as pontas dos fios com cores diferentes. Assim, cada vez que você precisar mudar um móvel de lugar ou mesmo trocar um equipamento, será possível identificar em questão de segundos qual plugue deve sair da tomada – sem que haja risco de desligar algo que não devia.