Home / Blog / Dicas / 5 dicas para você aprender como resfriar o celular

5 dicas para você aprender como resfriar o celular

“Como resfriar o celular” é uma das perguntas mais recorrente que vemos em fóruns de discussão de tecnologia ou em páginas em que os usuários possam postar dúvidas. No entanto, o receio de alguns é bastante exagerado, uma vez que como todo equipamento eletrônico, os smartphones aquecem durante o funcionamento.

O que não pode acontecer é de a temperatura do aparelho chegar acima de limites aceitáveis. Nesse caso, o superaquecimento pode danificar componentes internos em médio e longo prazo, diminuindo a vida útil do produto. Embora a maioria dos modelos novos contem com recursos de software que desligam o celular quando percebem uma temperatura anormal, é importante conhecer algumas dicas de como resfriar o celular.

1. Desligue as funções que não estiver utilizando

Como em qualquer máquina, quanto mais um celular é exigido, mais energia ele precisa para dar conta de todas as tarefas. Alguns jogos requerem uma maior capacidade de processamento, e tarefas em segundo plano, além de conectividade 4G, Wi-Fi e Bluetooth podem sobrecarregar a capacidade do celular – especialmente em se tratando de modelos mais simples.

Por essa razão, o primeiro conselho é desativar as funções que não estiverem sendo utilizadas. O Bluetooth, por exemplo, não é utilizado na maior parte do tempo e pode ser ativado somente na hora de ligar os fones de ouvido, a caixinha de som ou a pulseira inteligente. Se estiver em um ambiente em que não há redes Wi-Fi, desative também o recurso.

2. Evite deixar o celular exposto a altas temperaturas

Em um dia quente, a temperatura em certas cidades pode chegar aos 40 graus com muita facilidade. Dentro do bolso da sua calça ou da sua mochila, certamente estará ainda mais quente. Essas altas temperaturas podem ser prejudiciais para o produto, fazendo com que ele se aqueça mais do que o necessário.

Sendo assim, redobre a atenção quando estiver na praia ou na piscina. É comum nessas ocasiões que as pessoas “esqueçam” o celular sobre a cadeira, deixando o aparelho exposto ao sol por longos períodos. Nessas situações, como medida emergencial, o sistema operacional costuma desligar o smartphone sozinho para evitar problemas mais graves.

3. Instale apps para monitorar o uso do celular

Se você desconfia que o seu celular está com uma temperatura mais alta do que o normal, instale um aplicativo para monitorar o desempenho. Softwares como o Refrigerador de CPU & Bateria trazem funções como a de monitor de temperatura em tempo real e detector automático de aplicativos de alo consumo.

Além disso, ele conta com funções de arrefecimento que funcionam a partir do desligamento de apps em segundo plano que consumam mais energia do que o necessário. A utilização do serviço é bastante simples e, na prática, ele traz bons resultados. Na Play Store, a média de avaliação dos usuários é de 4.6 de 5.0 possíveis.

4. Retire o case do celular

Em alguns casos, o responsável por superaquecer o produto pode ser a capinha que você utiliza nele. Isso porque alguns modelos de case que não são projetados de forma adequada podem tampar as saídas de ar do aparelho, deixando-o abafado, especialmente em dias mais quentes ou quando ele é exigido em demasia.

Se isso resolver o seu problema, considere comprar outro case para o seu aparelho. Nesse caso, há uma variedade enorme de capinhas para o seu celular e certamente você encontrará algum modelo com o seu perfil e que mantenha desobstruídas as saídas de ventilação do smartphone.

5. Desligue o aparelho por alguns minutos

Se nenhuma das opções acima funcionar de forma eficiente, considere desligar o aparelho por alguns minutos. Isso fará com que os componentes superaquecidos retornem à sua temperatura normal e, ao ligar o celular de novo, é bem provável que ele não volte a aquecer com tanta facilidade.

Ao fazer isso, você estará colocando manualmente em prática um procedimento que já está previsto no sistema operacional para ser executado automaticamente. Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira.

E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada. A MyMob conta com profissionais qualificados para efetuar a troca de bateria e demais componentes, caso haja necessidade, para seu smartphone voltar a funcionar perfeitamente. Encontre uma de nossas lojas perto de você!