Home / Blog / Dicas / Como imprimir um documento a partir do seu celular?

Como imprimir um documento a partir do seu celular?

Uma boa parte das impressoras atuais já é compatível com Bluetooth ou Wi-Fi, o que torna mais fácil a tarefa de impressão a partir de um dispositivo sem fio. Entretanto, muitos modelos ainda não são compatíveis com essa tecnologia e, nesses caso, será que há como imprimir do celular?

Resolver esse problema é uma das apostas do Google com a tecnologia Google Cloud Print. Registrando a sua impressora, você pode se conectar à internet e operá-la à distância. Isso permite a impressão via tablets ou smartphones com o sistema operacional Android. Vamos aprender como fazer isso?

Adicionando uma impressora ao Google Cloud Print

Passo 01: A primeira coisa a se ter em mente é que você deve ter instalado o Google Chrome em seu smartphone.

Passo 02: Depois, acompanhe os seguintes procedimentos. Primeiramente, abra o Google Chrome. Certifique-se de estar logado em sua conta Google no navegador.

Passo 03: Clique no ícone de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela. No menu que será aberto, escolha “Configurações” e, depois, “Exibir configurações avançadas”.

Encontre a seção Google Cloud Print em clique em “Gerenciar”.

Passo 04: Por fim, escolha “Adicionar impressoras”. Na lista, escolha aquelas que você deseja adicionar.

Se tudo der certo, o padrão é que a sua impressora seja detectada automaticamente. Seu trabalho de configuração estará concluído.

Imprimindo a partir do seu smartphone Android

A maioria dos smartphones Android já vêm com o aplicativo Google Cloud Print instalado. Entretanto, pode ser que o seu esteja na lista dos que não vieram com essa opção. Nesse caso, baixe gratuitamente na Play Store o app Google Cloud Print.

Você não precisará abri-lo toda vez que for imprimir alguma coisa. Isso porque ele funciona como uma espécie de add-on ao Android. A única exigência é que você utilize para fazer login no Google Cloud Print a mesma conta utilizada para fazer login no Google Chrome.

Passo 01: Agora é hora de imprimir. Abra um documento qualquer no Google Drive ou, ainda, um documento que esteja salvo no seu celular.

Selecione o ícone de menu, disponível no canto superior direito (o ícone de três pontinhos). Nas opções que serão abertas, escolha “Imprimir”.

Passo 02: A opção padrão listada será “Salvar em PDF”. Clique sobre a seta para selecionar a impressora que você deseja utilizar.

Se ela não aparecer automaticamente, selecione “Todas as impressoras” e procure na lista a sua. Por fim, se estiver tudo certo, basta clicar em “Imprimir”.

Passo 03: Pronto! Via Google Cloud você acaba de transferir um arquivo do celular para a nuvem e da nuvem para a sua impressora.

É possível modificar o formato da impressão, cores, número de cópias e outras informações, igual a imprimir no computador.

Além do passo a passo que sugerimos para arquivos salvos no celular e para documentos armazenados no Google Drive, você pode seguir esse mesmo modo de operação para imprimir conteúdos a partir de e-mails dos Gmail ou de páginas da web.

Você conhecia essa funcionalidade e sabia como utilizá-la? Conte para a gente nos comentários se deu tudo certo na hora de utilizar essa dica.