Home / Blog / Dicas / Como gerar um link para WhatsApp?

Como gerar um link para WhatsApp?

O WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação dos brasileiros. Não são apenas os usuários comuns, mas também as empresas têm adotado o mensageiro como uma forma de se relacionar com os clientes. Dessa forma, saber como gerar link para o WhatsApp pode facilitar o seu trabalho.

A ideia é simples: ao invés de passar um número de telefone para o usuário, o qual ele precisa primeiro adicionar na agenda para depois iniciar uma conversa no WhatsApp, o simples clique em um link resolve o problema de uma vez por todas. Você só precisa criar o link uma vez e ele valerá para sempre, ao menos enquanto você mantiver o mesmo número de telefone.

Como criar um link direto para seu número no WhatsApp

Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número.

Caso a sua cidade ainda não utilize o nono dígito, opte então pelo seguinte link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

Coloque o seu número no link. Substitua todos os ZEROS pelo seu número de telefone, incluindo o DDD da sua cidade. Pronto!

Se você for colocar o link em uma página da web, automaticamente ao clicar sobre ele o usuário poderá iniciar uma conversa via WhatsApp com você, caso ele tenha o aplicativo instalado.

Se o acesso ocorrer via PC e o WhatsAppWeb estiver aberto, então fica mais fácil ainda de manter uma conversa, pois o link vai redirecionar o usuário já para a tela de troca de mensagens. Ou seja, é muito mais prático.

Tornando os links mais amigáveis

Usar um link para um número de telefone ao invés de fazer com que o usuário tenha que adicioná-lo manualmente já facilita bastante as coisas. Porém, convenhamos: a URL gerada não é nada amigável e fica quase impossível de decorá-la.

Saiba que é possível reduzir a quantidade de caracteres usando qualquer serviço encurtador de URLs. Um dos mais conhecidos é o Bit.ly. Basta acessar a página principal do Bit.ly e colar a URL com o seu número de telefone. Depois, clique em “Shorten”. Será gerada uma URL encurtada, com menos caracteres, que facilita a memorização e o compartilhamento.

Note ainda que o Bit.ly com diversos recursos que podem ser muito interessantes. Por exemplo, se você criar uma conta de usuário no site – que é completamente gratuito – passa a ser possível acompanhar também as estatísticas de acesso dos links. Você saberá, por exemplo, quantas pessoas clicaram na URL e de onde elas vieram.

Para empresas, esse pode ser um dado fundamental para compreender melhor quais são os canais que mais atraem público para o seu WhatsApp. Use essas informações para bolar campanhas e estratégias que visem aumentar o número de pessoas que visualizam seus links e entram em contato com a sua companhia.