Home / Blog / Tecnologia / Como funciona a tecnologia de carregamento rápido dos celulares?

Como funciona a tecnologia de carregamento rápido dos celulares?

Recuperar o máximo possível da carga de bateria em menos tempo. As tecnologias do tipo quick charge, que proporcionam uma maneira de como carregar o celular rápido, são hoje um dos pedidos mais requisitados pelos consumidores.

De nada adianta ter um smartphone com 4 mil mAh de capacidade se na hora de completar a carga é preciso esperar até 3 horas. Por essa razão, as fabricantes de smartphone têm apostado em tecnologias mais avançadas, como os cabos USB Tipo C e recursos de software que permitam agilizar esse processo.

Porém, como é possível que um aparelho receba tanta carga em tão pouco tempo e isso não resulte em problemas técnicos, como sobrecargas energéticas ou até mesmo curtos-circuitos?

Como as tecnologias de recarga rápida funcionam?

Fast charge, quick charge ou recarga rápida. Não importa o nome pelo qual elas são conhecidas, no final das contas o princípio de funcionamento é exatamente o mesmo. Compreender tecnicamente como isso é possível mostra o quão avançadas estão as pesquisas conduzidas pelas fabricantes de celulares e pelas desenvolvedoras de processadores e baterias.

Baterias de celular são recarregadas quando uma corrente elétrica passa por elas. Grandes correntes e altas voltagens permitem carregar as baterias mais rápido, mas há um limite de segurança para que não ocorra nenhum tipo de problema. Para que não haja picos acima do limite, os dispositivos contam com um controlador de carga.

O chip controlador de carga determina qual é o fluxo de energia que pode chegar à bateria. No caso das baterias de íons de lítio, o controlador define a corrente máxima (em ampères) para recarga da bateria, levando em consideração a carga atual da bateria e a voltagem. A corrente é ajustada, portanto, após serem levados em consideração esses fatores.

Os padrões de recarga USB são os seguintes:

  • USB 1.0 – Voltagem: 5 V; Corrente: 0,5 A; e Potência máxima: 2,5 W.
  • USB 2.0 – Voltagem: 5 V; Corrente: 0,5 A; e Potência máxima: 2,5 W.
  • USB 3.0 – Voltagem: 5 V; Corrente: 0,5 A a 0,9 A; Potência máxima: 4,5 W.
  • USB 3.1 – Voltagem: 5 V a 20 V; Corrente: 0,5 A a 5 A; Potência máxima: 100 W.

Em geral, aparelhos com recurso de recarga rápida são compatíveis com USB 3.0 em diante – e nesse aspecto, o tipo de conector do cabo conta bastante. Aparelhos com USB Tipo C entregam uma experiência melhor do que aqueles com conectores micro USB.

Criando os próprios parâmetros de recarga

O uso de cabos USB, sejam eles de qual tipo for, implica que o fabricante segue o guia de desenvolvimento elaborado pelo consórcio responsável por padronizar essa tecnologia. Contudo, a partir disso, cada fabricante é livre para aperfeiçoar os seus sistemas de recargam integrando hardware e software.

Por exemplo, a tecnologia Quick Charge é de propriedade da Qualcomm. Já a Samsung utiliza uma técnica similar batizada de Adaptive Fast Charging, enquanto a Apple utiliza a USB-PD e a Motorola utiliza a Turbo Charger. Cada fabricante tem a sua e, embora falemos aqui de tecnologias proprietárias, o funcionamento é similar. São nomes distintos para tecnologias proprietárias com o mesmo propósito: recarregar rapidamente o seu celular.

O futuro da recarga rápida

A busca pela recarga cada vez mais rápida continua sendo um desejo tanto dos consumidores quanto dos fabricantes. Porém, resolver essa equação requer desenvolvimento em diversas áreas, como circuitos integrados, controladores de carga, adaptadores, cabos e software.

Alguns padrões mais avançados devem chegar ao mercado neste ano. A Meizu e a Huawei contam hoje com tecnologias capazes de carregar 3 mil mAh de bateria em apenas 30 minutos – o que parece ser o máximo atingido até o momento. Para isso, é claro, são utilizados materiais mais avançados, que custam um pouco mais e estão presentes apenas em modelos top de linha.

A tendência, no entanto, é que eles se tornem mais populares com o passar do tempo. Se por limitações técnicas a capacidade de armazenamento das baterias não consegue ser ampliada tantas vezes, soluções inteligentes de recarga rápida podem beneficiar o consumidor, que passa a ficar menos dependente da tomada por longos períodos no dia.

Na MyMob você encontra carregadores e acessórios dos mais diversos modelos. Confira na MyMob mais próxima!