Autor: MYMOB

Aprenda como fazer fotos panorâmicas esféricas pelo celular

A popularização de apps como o Instagram tornou também mais acessível para muitos a utilização de filtros nas imagens. Tornar as fotos diferentes ajuda a despertar a curiosidade nas redes sociais e faz o maior sucesso. Por isso, é legal que você aprenda também como fazer fotos panorâmicas esféricas pelo celular.

Para aplicar esse recurso nas suas fotos não é preciso ser um profissional da edição de imagens. Você pode obter esse efeito com um app específico para Android. São várias opções disponíveis, mas a nossa indicação para esse tutorial é o Mix, desenvolvido pela empresa Camera 360. Clique neste link para fazer o download diretamente na Play Store.

Neste tutorial, vamos aprender a como utilizar os principais recursos deste serviço.

Criando fotos panorâmicas

Antes de tudo, precisamos fazer um alerta. Não são todas as fotos que ficam boas quando você utiliza o app Mix. É importante que as imagens escolhidas tenham um horizonte que mostre o céu, caso contrário as distorções que o programa aplica nas fotos vão transformá-las em um emaranhado de difícil compreensão.

Se você já tem alguma foto assim armazenada no seu smartphone, siga em frente. Se não primeiro providencie uma imagem com essas características.

Passo 1: depois de baixar e instalar o Mix, abra o aplicativo. Procure a opção “Retoque” e a selecione. Em seguida, escolha qual imagem receberá a aplicação do filtro.

Passo 2: feito isso, é hora de partir para a edição da imagem. Na barra inferior, procure a opção “Planetinha” e toque sobre ela. Uma nova janela será aberta e nela você poderá regular itens como “Transição do efeito” e “Processamento de aresta”.

Passo 3: em ambos os casos, é possível ver em tempo real os resultados sendo processados na tela. Ajuste-os da maneira que achar mais conveniente e, quando terminar, toque no ícone de conclusão no canto inferior direito.

Passo 4: após concluir todos os ajustes, toque em “Salvar”, no canto superior direito. O app então vai criar uma nova imagem, mantendo a imagem original sem alteração. Toque em “Entendido” para confirmar que você entendeu as regras e gerar a imagem com a edição aplicada.

Passo 5: agora que o trabalho está concluído, você tem ainda algumas opções. É possível compartilhar a imagem diretamente no Facebook, no Twitter ou no Instagram. Se preferir, é possível ainda enviá-la para outros aplicativos compatíveis, como e-mail ou WhatsApp.

Por fim, você pode acessar a nova imagem diretamente no álbum. Por padrão, o programa cria uma nova pasta para salvar todas as imagens geradas por ele. Completamente gratuito, o app permite que você crie quantas imagens esféricas quiser. É só aproveitar todas as imagens que estejam salvas no seu celular.  

O app conta ainda com outros efeitos de edição complementares e você pode explorá-los caso queira criar edições mais artísticas.