Home / Blog / Dicas / Aprenda como fazer o backup do iPhone (iOS)

Aprenda como fazer o backup do iPhone (iOS)

Saber como fazer o backup do iPhone é importante. De tempos em tempos, é recomendado seguir esse passo a passo como uma forma de proteger os seus dados. Caso alguma coisa de errado aconteça com o aparelho, ao menos será possível recuperar parte das informações.

Outro momento fundamental em que é necessário fazer um backup é na hora de trocar o celular, formá-lo ou restaurá-lo para as suas configurações de fábrica. Por isso, ter esse passo a passo sempre à mão é importante. Nós recomendamos, inclusive, que você salve esse link nos seus favoritos para usar sempre que for preciso.

Como fazer o backup do iPhone via iCloud

A maneira mais simples de fazer um backup do iPhone ou de dispositivos com iOS é via iCloud, o sistema da Apple de computação em nuvem. Ele permite o armazenamento online de conteúdo – o que inclui também os seus backups.

Passo 01: Acesse a opção “Ajustes” do seu iOS. 

Passo 02: Dentro dela toque sobre “iCloud”. É preciso estar conectado à sua conta para seguir adiante. Se não estiver, faça o login e prossiga. 

Passo 03: Depois, basta escolher a opção “Backup”.

Em alguns casos, pode ser preciso habilitar a opção “Backup do iCloud”. Isso fará com que o iOS crie backups automáticos sempre que o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Para não prejudicar o desempenho, esse processo é feito somente nos momentos em que o celular está bloqueado e carregando.

Se é a sua primeira vez criando um backup ou mesmo se você deseja atualizar um backup existente, basta escolher a opção “Efetuar Backup Agora”. Pronto, agora é só esperar o processo ser concluído.

Como fazer o backup do iPhone via iTunes

Outra maneira de se fazer um backup do iPhone é por intermédio do software iTunes. Esse método era o mais utilizado no passado, quando o iCloud ainda não era tão difundido. Hoje, a tendência é que o iTunes cada vez mais caia em desuso, mas enquanto isso não acontece ele continua sendo uma opção.

Passo 01: Tudo o que você precisa fazer é conectar o seu iPhone a um PC ou Mac via cabo Lightning. Em seguida, abra o iTunes. O programa deve reconhecer automaticamente o seu dispositivo, mas se isso não ocorrer, clique sobre o ícone de iPhone no canto superior esquerdo da tela.

Passo 02: Agora, vá até a seção “Backups” e lá clique em “Fazer Backup Agora”. O programa se encarrega de fazer o restante do trabalho, desde o download das informações até a sincronia com outras cópias mais antigas.

No iCloud, o limite de espaço gratuito de armazenamento é de apenas 5 GB. Portanto, se o seu backup ocupa um espaço maior do que esse, vale a pena fazer o procedimento via iTunes para não perder nenhuma das suas informações.

Vale lembrar que os tutoriais acima são válidos não apenas para o backup do iPhone, mas também do iPad.